Pré-mercado

Café com BPM: futuros de NY sobem antes de dado de emprego 

Os índices futuros dos EUA registram ligeiros ganhos um dia antes do feriado do Dia da Independência

Foto: pixabay
Foto: pixabay

Os índices futuros dos EUA registram ligeiros ganhos nesta quarta-feira (3), um dia antes do feriado do Dia da Independência. 

Os investidores aguardam os dados de emprego da ADP e os pedidos semanais de seguro-desemprego, além da divulgação da ata da última reunião do Fomc (Comitê de Mercado Aberto).

Na sessão anterior, o S&P 500 fechou acima de 5.500 pontos pela primeira vez, marcando seu 32º recorde do ano. 

Esse movimento ocorreu após o presidente do Fed (Federal Reserve), Jerome Powell, reconhecer que o banco central fez “um bom progresso” na redução da inflação, mas enfatizou que as autoridades precisam de mais evidências antes de considerar uma redução nas taxas de juros.

Na China, o PMI de serviços apresentou resultados significativamente abaixo das expectativas dos analistas na leitura final de junho. 

Nos EUA, hoje serão divulgados mais dados sobre o mercado de trabalho: o relatório ADP sobre a criação de vagas no setor privado, os pedidos semanais de auxílio-desemprego, além do PMI de Serviços da S&P Global, o índice ISM e a ata do Fomc.

Na véspera do feriado de 4 de Julho, as negociações com Treasuries encerram mais cedo em Nova York. No Brasil, serão divulgados os dados da produção industrial e ocorrerá o lançamento do Plano Safra às 15h. 

No entanto, a maior expectativa gira em torno da reunião convocada pelo presidente Lula com os ministros da área econômica para discutir a alta do dólar, marcada para as 16h30.

Convencido de que a alta do dólar se deve a um ataque especulativo contra o real, o presidente antecipou a agenda durante uma entrevista a uma rádio na Bahia, afirmando que “não é normal o que está ocorrendo” e que “o governo precisa fazer alguma coisa”.

EUA

A agenda econômica ainda traz a divulgação da balança comercial, o índice de gerentes de compras (PMI), as encomendas à indústria e o ISM de serviços.

Vale destacar que as negociações em Wall Street serão encerradas mais cedo hoje e permanecerão fechadas amanhã devido ao feriado do Dia da Independência nos EUA.

Cotação dos índices futuros dos EUA:

Dow Jones Futuro: +0,11%

S&P 500 Futuro: +0,03%

Nasdaq Futuro: +0,08%

Bolsas asiáticas

Os mercados asiáticos encerraram a quarta-feira sem uma direção definida, com a maioria sendo impulsionada pelos novos recordes históricos em Wall Street, enquanto as bolsas chinesas foram pressionadas por dados fracos de atividade de serviços.

Shanghai SE (China), +0,97%

Nikkei (Japão): -0,26%

Hang Seng Index (Hong Kong): +1,57%

Kospi (Coreia do Sul): -0,17%

ASX 200 (Austrália): -0,66%

Bolsas europeias

Na Europa, os mercados operam em alta, refletindo o recorde de fechamento do S&P 500, e o otimismo quanto aos cortes nas taxas de juros dos EUA após declarações do presidente do Fed sobre a queda da inflação.

Os investidores também estão atentos a duas eleições parlamentares importantes: no Reino Unido, que acontece na quinta-feira, e na França, marcada para domingo.

FTSE 100 (Reino Unido): -0,79%

DAX (Alemanha): +0,22%

CAC 40 (França): +0,21%

FTSE MIB (Itália): +0,73%

STOXX 600: -0,22%

Ibovespa: relembre a véspera

Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou a sessão da última terça-feira (2) com alta de 0,06%, aos 124.787,08 pontos. O dólar comercial subiu 0,22%, a R$ 5,66.

O Ibovespa seguiu em ritmo incerto, novamente sem notícias ou dados econômicos relevantes que puxassem a ponta positiva ou negativa com mais força. No entanto, o grande destaque da sessão foi o salto do dólar, que se aproximou dos R$ 5,70, mas desacelerou.

Radar corporativo

A junção de negócios entre a Auren Energia (AURE3) e a AES Brasil (AESB3) obteve, na última segunda-feira (1º), a aprovação definitiva da Superintendência Geral do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

A proposta foi aprovada em 14 de junho e se tornou definitiva após o encerramento do prazo de 15 dias da publicação da decisão no DOU (Diário Oficial da União).

Além disso, a Equatorial (EQTL3), que deverá se tornar sócia de referência da Sabesp (SBSP3), declarou, em apresentação feita ao mercado, que pretende usar a companhia como “plataforma exclusiva de crescimento no setor de saneamento”.

Agenda do dia

Confira abaixo a programação desta quarta-feira (3):

Indicadores:

  • 04h55 – Alemanha: PMI/S&P Global composto de junho
  • 05h00 – Zona do euro: PMI/S&P Global composto de junho
  • 05h30 – Reino Unido: PMI/S&P Global composto de junho
  • 06h00 – Zona do euro: PPI de maio
  • 09h00 – IBGE: Produção industrial de maio
  • 09h15 – EUA/ADP: criação de empregos no setor privado de junho
  • 09h30 – EUA: balança comercial de maio
  • 09h30 – EUA: pedidos de auxílio-desemprego
  • 10h45 – EUA: PMI/S&P Global composto de junho
  • 11h00 – EUA/ISM: PMI de serviços de junho
  • 11h00 – EUA: encomendas à indústria de maio
  • 11h00 – Fenabrave: vendas de veículos em junho
  • 11h30 – EUA/DoE: estoques de petróleo
  • 14h30 – BC: Fluxo cambial de junho
  • 15h00 – EUA: ata do Fed

Eventos:

  • 10h15 – Lagarde discursa no encerramento do Fórum do BCE
  • 11h00 – Lula participa do lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar
  • 14h00 – EUA: Bolsas de NY fecham mais cedo na véspera do feriado de 4 de julho
  • 15h00 – EUA: Treasuries fecham mais cedo
  • 15h00 – Lula participa do lançamento do Plano Safra Empresarial
  • 16h30 – Lula reúne ministros da área econômica para discutir dólar