Pré-mercado

Café com BPM: futuros de NY sobem após Fed sinalizar corte de juros 

O presidente do Fed sugerir que o banco central poderia iniciar cortes de juros na próxima reunião e anima mercado

Foto: pexels
Foto: pexels

Os índices futuros dos EUA estão em alta no pré-mercado desta quinta-feira (1º), após o presidente do Fed (Federal Reserve), Jerome Powell, sugerir que o banco central poderia iniciar cortes de juros na próxima reunião. Além disso, investidores estão analisando os últimos resultados corporativos, destacando os fortes números da Meta Platforms.

Durante sua coletiva de imprensa, Powell mencionou que um corte nas taxas em setembro está “em consideração”, desde que os dados de inflação continuem favoráveis, o que os traders já consideram praticamente certo.

Por aqui, o Copom (Comitê de Política Monetária) do BC (Banco Central) anunciou na última quarta-feira (31) sua decisão de manter a Selic (taxa básica de juros) em 10,50% ao ano. O destaque foi a resistência da inflação e economistas avaliam possibilidade de elevação da taxa.

Para o economista-chefe do Banco Master, Paulo Gala, ouvido pelo BP Money, a menção do Copom a “ficar mais vigilante no futuro, se as variáveis de mercado pioraram, ou as expectativas de inflação pioraram”, indica um aumento de juros.

EUA

A temporada de resultados segue forte, com os balanços de Apple e Amazon previstos para após o fechamento dos mercados.

No cenário econômico, os investidores estão à espera de dados sobre pedidos de auxílio-desemprego, gastos com construção de junho e o índice de manufatura do ISM para julho. O evento mais esperado da semana será o relatório de empregos (payroll) de julho, que será divulgado na sexta-feira (2).

Cotação dos índices futuros dos EUA:

Dow Jones Futuro: +0,03%

S&P 500 Futuro: +0,30%

Nasdaq Futuro:+0,43%

Bolsas asiáticas

As bolsas asiáticas fecharam mistas, com Tóquio em queda devido à forte valorização do iene, e perdas também na China após dados decepcionantes de manufatura.

O índice Nikkei do Japão liderou as perdas na Ásia, caindo 2,49% em Tóquio para 38.126,33 pontos, pressionado por ações dos setores imobiliário e automotivo à medida que o iene se valorizou em relação ao dólar após o aumento de juros anunciado pelo Banco do Japão (BoJ) ontem.

Shanghai SE (China), -0,22%

Nikkei (Japão): -2,49%

Hang Seng Index (Hong Kong): -0,23%

Kospi (Coreia do Sul): +0,25%

ASX 200 (Austrália): +0,28%

Bolsas europeias

As bolsas europeias estão em baixa generalizada, com investidores aguardando a reunião do Banco da Inglaterra (BoE), que ocorre após a reunião do Fed, que terminou com a esperada manutenção das taxas de juros.

FTSE 100 (Reino Unido):-0,17%

DAX (Alemanha)-0,98%

CAC 40 (França): -1,04%

FTSE MIB (Itália): -0,17%

STOXX 600: -0,44%

Ibovespa: relembre a véspera

Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou a sessão da última quarta-feira (31) com alta de 1,20%, aos 127.651,81 pontos. O dólar comercial subiu 0,66 %, a R$ 5,65.

Os investidores estiveram animados durante toda a sessão, à espera da divulgação da decisão do Fed (Federal Reserve) sobre a taxa de juros dos EUA.

As expectativas se confirmaram, o que fortaleceu ainda mais o Ibovespa. Além disso, as commodities operaram em alta com Petrobras e Vale acima de 2%.

Radar corporativo

Após adquirir a refinaria de Mataripe (BA) em 2021, o Mubadala enfrentou um cenário bastante complicado no mercado brasileiro. Aparentemente, após a venda, a Petrobras (PETR4) começou a pressionar o fundo para que devolvesse a refinaria.

Em análose ao BP Money, especialistas pontuam que a complexidade da situação entre Mubadala e Petrobras (PETR4) deve-se principalmente à refinaria ter uma certa dependência da estatal.

Agenda do dia

Indicadores

  • 4h55 – Alemanha/S&P Global/HCOB: PMI industrial de julho
  • 5h00 – Zona do Euro/S&P Global/HCOB: PMI industrial de julho
  • 5h30 – Reino Unido/S&P Global/CIPs: PMI industrial de julho
  • 08h00 – Reino Unido: Decisão de política monetária do BoE
  • 08h00 – FGV: IPC-S de julho
  • 9h30 – EUA/Deptº do Trabalho: Pedidos de auxílio-desemprego da semana até 27/7 e custo unitário da mão-de-obra preliminar do 2º trimestre
  • 10h45 – EUA/S&P Global: PMI industrial de julho
  • 11h00 – Brasil/S&P Global: PMI industrial de julho
  • 11h00 – EUA/ISM: PMI industrial de julho
  • 11h00 – EUA/Deptº do Comércio: Investimentos em construção de junho
  • 12h00 – Mundo/S&P Global/JPMorgan: PMI industrial de julho

Eventos

  • Áustria: Reunião ministerial da Opep

Balanços

  • NY/manhã: Shell e ConocoPhillips
  • NY/noite: Amazon, Apple e Intel
  • B3/manhã: Ambev
  • B3/noite: Cielo e Eztec