Café com BPM: Guerra na Ucrânia reduz PIB global e segue agitando os mercados

Confira as principais notícias que mexem com o seu bolso

O Banco Mundial reduziu a sua previsão de avanço do Produto Interno Bruto (PIB) global em 2022 de 4,1% para 3,2% em virtude da guerra entre Rússia e Ucrânia e a pandemia da Covid-19. A informação foi dada pelo presidente da instituição, David Malpass na última segunda-feira (18)
 
As tensões entre Rússia e Ucrânia seguem aumentando de forma rápida. No final de semana, a capital ucraniana voltou a ser bombardeada depois de um ensaio de volta à normalidade. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky afirmou que o exército russo iniciou uma ofensiva para tomar o controle do leste ucraniano.

Por esse motivo, as bolsas europeias operam em baixa na manhã desta terça-feira (19). Os investidores seguem atentos à escalada das tensões entre Rússia e Ucrânia e possíveis novas sanções econômicas contra Moscou.

As bolsas asiáticas fecharam de forma mista nesta terça-feira (19). A bolsa de Hong Kong liderou as perdas enquanto os mercados chineses operaram em estabilidade após o anúncio de ajuda financeira às empresas e indivíduos afetados pela Covid-19.

Os mercados também acompanham a temporada de balanços corporativos nos EUA. IBM (IBMB34), Netflix (NFLX34) e Johnson & Johnson (JNJB34) divulgam os seus resultados nesta terça-feira (19).

No cenário nacional, o presidente do BC (Banco Central), Roberto Campos Neto, e o Ministro da Economia, Paulo Guedes, participam do primeiro dia da reunião de primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, em Washington.

O Banco Central garantiu que a greve dos servidores não vai afetar a realização da reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) dos dias 3 e 4 de maio. A paralisação já entra na terceira semana.

O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou em queda de 0,43% na última segunda-feira (18). O dólar fechou em retração de 1,05% cotado a R$ 4,647 na segunda (18).

Os mercados futuros dos EUA operam em baixa na manhã desta terça-feira (19).
 
-Dow Jones Futuro (EUA), -0,19%
-S&P 500 Futuro (EUA), -0,27%
-Nasdaq Futuro (EUA), -0,39%

Bolsas Asiáticas

Os mercados asiáticos fecharam de forma mista nesta terça-feira (19). A bolsa de Hong Kong teve perdas significativas no primeiro dia de abertura após o feriado de Páscoa. Na última sexta-feira (15), as autoridades chinesas baniram a transmissão em tempo real de videogames não autorizados, o que afetou as ações das companhias de tecnologia.

Na China, as bolsas operaram de forma mista. Na última segunda-feira (18), o banco central chines (PBoC) anunciou o aumento de ajuda financeira a empresas e indivíduos que foram afetados pela onda de casos de Covid-19 no país.

-Nikkei (Japão), +0,69%
-Kospi (Coreia do Sul), +0,95%
-Hang Seng (Hong Kong), -2,28%
-Taiex (Taiwan), +0,56%
-Xangai SE (China), -0,05%

Bolsas Europeias

As bolsas europeias operam em baixa na manhã desta terça-feira (19). Os mercados voltaram a funcionar após o feriado prolongado da Páscoa. 

Os investidores olham com cautela para a escalada na guerra entre Rússia e Ucrânia no Leste Europeu. Nos últimos dias, as tensões aumentaram entre os dois países e Kiev, capital ucraniana, foi novamente bombardeada. Os conflitos também se espalham pela região leste da Ucrânia e por cidades da fronteira.

Os mercados aguardam novas sanções econômicas contra a Rússia.

-DAX (Alemanha), -1,03%
-CAC 40 (França), -1,24%
-FTSE MIB (Itália), -0,91%
-FTSE 100 (Reino Unido), -0,50%

Notícias Corporativas

A temporada de balanços corporativos continua nos EUA. Nesta terça-feira (19), é a vez da Netflix, IBM e Johnson & Johnson divulgarem os seus resultados.

A Eletrobrás informou os seus acionistas via CVM (Comissão de Valores Mobiliários) que seu Conselho de Administração aprovou R$ 2,5 bilhões em captação de recursos e vai disponibilizar o montante para o programa de investimentos de 2022, pagamento de dívidas e eventuais necessidades de caixa.

Agenda

O primeiro dia da reunião de primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, em Washington, ocorre nesta terça-feira (19). O Ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente do BC (Banco Central), Roberto Campos Neto estarão presentes.

A temporada de balanços corporativos das empresas dos EUA segue a todo vapor. Nesta terça-feira (19), a Netflix e a IBM divulgam os seus resultados.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile