Café com BPM: Mercados ensaiam recuperação após dias de baixa

Confira as principais notícias que mexem com o seu bolso

Após dias de queda, os mercados asiáticos fecharam em alta nesta sexta-feira (13), ensaiando uma recuperação nas bolsas. Um possível aumento na taxa de juros do FED, o banco central norte-americano, continua preocupando.

Já as bolsas europeias também registraram alta na abertura nesta sexta-feira (13). A produção industrial do mês de março na zona do euro teve queda de 1,8% de março ante fevereiro.

No cenário nacional, a agenda está esvaziada apenas com operações de rotina do BC (Banco Central).

O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou em alta de 1,24% na última sexta-feira (13). Já o dólar registrou retração de 0,09% no fechamento, cotado a R$ 5,139 na sexta (13).

Os mercados futuros dos EUA operam em alta na manhã desta sexta-feira (13).

-Dow Jones Futuro (EUA), +0,86%
-S&P 500 Futuro (EUA), +1,19%
-Nasdaq Futuro (EUA), +1,75%

Bolsas Asiáticas

As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta sexta-feira (13) após diversos dias em baixa por conta de preocupações envolvendo a inflação global e o número de casos de Covid-19 na China.

O presidente do FED, o banco central norte-americano, Jerome Powell, declarou na última quinta-feira (12) que não será fácil garantir um “pouso suave” na economia dos EUA.

Segue os mercados asiáticos no fechamento:

-Nikkei (Japão), +2,64%
-Kospi (Coreia do Sul), +2,12%
-Taiex (Taiwan), +1,38%
-Xangai SE (China), +0,96% 
-Hang Seng (Hong Kong), +2,68%

Bolsas Europeias

Os mercados europeus abriram em alta na manhã desta sexta-feira (13). As bolsas do continente ensaiam uma recuperação após perdas na última quinta-feira (12). Os investidores estão preocupados com um possível aumento da taxa de juros dos EUA e com a guerra entre Rússia e Ucrânia no Leste Europeu.

Os dados da produção industrial de março na zona do euro foram divulgados nesta sexta-feira (13). O indicador teve retração de 1,8% no mês de março ante fevereiro, de acordo com dados da Eurostat, agência oficial de estatística da União Europeia. Analistas consultados pelo “The Wall Street Journal” previam uma queda de 1%.

Segue os mercados europeus:

-DAX (Alemanha), +1,36%
-CAC 40 (França), +1,56%
-FTSE MIB (Itália), +1,13%
-FTSE 100 (Reino Unido), +1,51%

Notícias Corporativas

Diversas empresas divulgam os seus balanços corporativos nesta sexta-feira (13), com destaque para a Cosan (CSAN3), Heringer (FHER3), Natura (NTCO3) e Saraiva (SLED3/SLED4).

O Agi (ex-Agibank) teve um lucro líquido de R$ 27,3 milhões no primeiro trimestre, um aumento de 21,4% em relação ao mesmo período em 2021. Focado em linhas e crédito com menor risco, como o consignado, o banco atribui os resultados à expansão da carteira de crédito e à redução dos índices de inadimplência.

Agenda

Dirigentes do FED, o banco central norte-americano, discursam nesta sexta-feira (13) em diversas partes do país. Existe a expectativa de que o órgão mude a política monetária dos EUA e aumente a taxa de juros para combater a inflação.

Membros do BCE (Banco Central Europeu) também participam de agendas dentro da zona do euro.

No cenário nacional a agenda está esvaziada nesta sexta-feira (13) com apenas operações rotineiras do BC (Banco Central).