Os mercados globais operam em alta, nesta quarta-feira (11), de olho nos dados de inflação (CPI, na sigla em inglês) nos EUA. Na última terça-feira (10), o presidente do Fed (banco central dos EUA), Jerome Powell, afirmou que a estabilidade de preços é a “base de uma economia saudável”, entretanto destacou que restaurar a estabilidade de preços quando a inflação está alta pode exigir “medidas que não são populares no curto prazo”.
Também está no radar dos investidores internacionais o começo da divulgação dos balanços das empresas listadas nos Estados Unidos. O início da divulgação de balanços é na sexta-feira (13).
Na Ásia, as bolsas fecharam em alta, com exceção do índice chinês Shanghai SE.
No cenário macroeconômico do Brasil, a divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi feita na última terça (10). A inflação subiu para 0,62% em dezembro, acima da alta de 0,41% em novembro e fechou 2022 com alta acumulada de 5,79%.
Mesmo com essa notícia, o Ibovespa fechou o pregão da última terça-feira (10) em alta de 1,55%, aos 110.816,71 pontos. Já o dólar caiu 1,06%, fechando a R$ 5,20. Ainda no cenário doméstico, os investidores devem ficar atentos às vendas no varejo em novembro, que sairá às 9h.
Na Europa, o otimismo com o mercado local tem aumentado. Os ganhos dos índices europeus, em 2023, até esta quarta-feira (11), superaram os dos EUA. A fraqueza do euro em 2022 e da libra esterlina em relação ao dólar tornou as ações europeias mais baratas e atraentes para os investidores.
Os índices dos EUA operam mistos nesta terça-feira, por volta das 7h20. Confira:
Dow Jones Futuro (EUA), +0,23%;
S&P 500 Futuro (EUA), +0,27%;
Nasdaq Futuro (EUA), +0,25%.
Bolsas asiáticas
As bolsas asiáticas fecharam em alta, com exceção do índice Shangai SE. Veja abaixo a variação dos principais índices:
Shanghai SE (China), -0,24%;
Nikkei (Japão), +1,03%;
Hang Seng Index (Hong Kong), +0,49%;
Kospi (Coreia do Sul), +0,35%.
Bolsas europeias
Confira o desempenho dos principais índices europeus:
FTSE 100 (Reino Unido), +0,64%;
DAX (Alemanha), +0,88%;
CAC 40 (França), +0,70%;
FTSE MIB (Itália), +0,27%;
Stoxx50, +0,84%.
Notícias corporativas
Vale
A Vale (VALE3) recebeu ofertas não vinculantes por uma fatia minoritária em sua unidade de metais básicos. A mineradora busca um sócio estratégico que a ajude a destravar valor da divisão, diante de oportunidades geradas pelo mercado de veículos elétricos. A informação foi publicada pelo “Financial Times”, na última terça-feira (10).
Guararapes
A Guararapes (GUAR3), controladora da Riachuelo, anunciou, na última terça-feira (10), que encerrará as atividades da sua fábrica localizada em Fortaleza (CE). Dessa forma, a produção fabril da companhia ficará concentrada em Natal (RN).