Café com BPM: mercados operam em estabilidade a espera da nova política monetária do BCE

Confira as principais notícias que mexem com o seu bolso

Os mercados aguardam o anúncio da nova política monetária do Banco Central Europeu (BCE), que será anunciada nesta quinta-feira (14). as bolsas europeias operam com estabilidade, à espera das novas diretrizes da autoridade monetária.

Segue a temporada de balanços corporativos dos EUA. Nesta quinta (14), a expectativa é de que Citigroup (CTGP34) , Goldman Sachs (GSGI34) e Morgan Stanley (MSBR34) divulguem os seus resultados.

No cenário nacional, a Petrobras (PETR4) elege nesta quinta-feira (14) o seu novo presidente. Na quarta (13), José Mauro Coelho foi escolhido para o Conselho de Administração da companhia, o que abre portas para que ele assuma o comando da petrolífera. A estatal também elegeu o nome de Márcio Andrade Weber foi eleito para presidir o Conselho de Administração da Petrobras. 

De acordo com informações do jornal “Estado de S.Paulo”, o governo federal determinou um reajuste de 5% no salário de todos os servidores, a partir de julho. Contudo, o presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (SINAL), Fabio Faiad, já declarou que a greve deve continuar e que a categoria pede um reajuste de 27% e reestruturação de carreira.

As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta quinta-feira (14), impulsionadas por estímulos monetários na China. O país asiático passa por uma onda de casos de Covid-19 e quer diminuir os custos de financiamento para empresas em dificuldade.

O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou a última quarta-feira (13) com alta de 0,55%. Já o dólar teve alta de 0,26% no fechamento, cotado a R$ 4,689.

Os índices futuros dos EUA operam em estabilidade na manhã desta quinta-feira (14).

Segue o desempenho dos mercados futuros norte-americanos:

-Dow Jones Futuro (EUA), +0,16%
-S&P 500 Futuro (EUA), +0,04%
-Nasdaq Futuro (EUA), +0,15%

Bolsas Asiáticas

Os mercados asiáticos fecharam em alta nesta quinta-feira (14). A perspectiva de estímulos monetários na China animou os investidores. O governo chines anunciou na última quarta-feira (13) que vai reduzir a taxa de compulsório dos bancos (RRR) como um esforço para diminuir os custos de financiamento para empresas em dificuldade.

A nova temporada de balanços corporativos dos EUA segue chamando a atenção das bolsas de valores.

Segue as principais bolsas asiáticas no fechamento:

-Nikkei (Japão), +1,22%
-Kospi (Coreia do Sul), +0,01%
-Hang Seng (Hong Kong), +0,67%
-Taiex (Taiwan), -0,32%
-Xangai SE (China), +1,22%

Bolsas Europeias

Os mercados europeus operam em estabilidade nesta quinta-feira (14). Os investidores seguem à espera da divulgação da nova política monetária do Banco Central Europeu (BCE) e de balanços corporativos de grandes empresas nos EUA.

As bolsas continuam olhando com atenção para a situação da guerra entre Rússia e Ucrânia, à espera de novas sanções econômicas contra Moscou.

Confira as principais bolsas europeias:

-DAX (Alemanha), +0,04%
-CAC 40 (França), +0,16%
-FTSE MIB (Itália), -0,02%
-FTSE 100 (Reino Unido), +0,12%

Notícias Corporativas

A assembleia geral de acionistas da Petrobras (PETR4) elegeu José Mauro Coelho para o Conselho de Administração da companhia na última quarta-feira (13). Com isso, Coelho fica mais próximo de assumir a presidência da petrolífera. A eleição para presidente será realizada nesta quinta-feira (14).

A Petrobras também aprovou o nome de Márcio Andrade Weber para a presidência do Conselho de Administração da empresa.

Agenda

O Banco Central Europeu (BCE) divulga a sua nova política monetária nesta quinta-feira (14).

A temporada de balanços corporativos nos EUA, que começou na última quarta-feira (13), segue a todo vapor com a publicação de resultados de bancos como Citigroup, Goldman Sachs e Morgan Stanley.

No cenário nacional, o Ministério da Economia apresenta Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2023 na tarde desta quinta-feira (14).
 

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile