Café com BPM: mercados operam em queda com desaceleração econômica

Confira as principais notícias que mexem com o seu bolso

Os mercados mundiais operam em baixa nesta quinta-feira (1), puxados pelos investidores lidando com temores de políticas monetárias mais restritas e uma desaceleração econômica iminente. 

Na China, foi divulgado o PMI Caixin Industrial, que registrou queda de 0,9 pontos percentuais. Na Europa, segundo a leitura final do PMI da S&P Global, a atividade manufatureira também caiu. Enquanto no Reino Unido, a mesma atividade superou as expectativas, segundo dados divulgados. 

O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou em queda de 0,46% na última quarta-feira (31). Já o dólar registrou alta de 1,31% no fechamento, cotado a R$ 5,18na quarta (31). 

Os mercados futuros dos EUA operam em baixa na manhã desta quinta-feira (1).

-Dow Jones Futuro (EUA), -0,54%
-S&P 500 Futuro (EUA), -0,73%
-Nasdaq Futuro (EUA), -1,15%

Bolsas Asiáticas

As bolsas asiáticas fecham em baixa nesta quinta-feira (1), puxadas pelas queda na atividade fabril da China, além do fato de que o país enfrentou a pior onda de calor em décadas e um setor imobiliário em apuros que pesou na produção, sugerindo que a economia terá dificuldades para manter o ímpeto.

-Nikkei (Japão), +1,53%
-Kospi (Coreia do Sul), -2,28% 
-Xangai SE (China), -0,54%
-Hang Seng Index (Hong Kong), -1,79%

Bolsas Europeias

Os mercados europeus operam em queda nesta quinta-feira (1), puxados por um mês negativo e com contração da atividade manufatureira da zona do euro, registrada pela baixa no PMI europeu. 

Além disso, a zona do euro está enfrentando uma crise de custo de vida, alimentada pelo aumento das contas de alimentos e energia, que estão, cada vez mais, fazendo com que os consumidores reduzam os gastos.

Já no Reino Unido, mesmo a atividade fabril superando as expectativas, segundo dados divulgados, ainda representa o pior mês para as fábricas britânicas desde maio de 2020.

Confira as principais bolsas europeias:

-DAX (Alemanha), -1,43%
-CAC 40 (França), 1,42%
-FTSE MIB (Itália), -1,17%
-FTSE 100 (Reino Unido), -1,60%

Notícias Corporativas

A IRB (IRBR3), nesta quinta-feira (1), precifica a oferta, que consistia na distribuição pública primária de, inicialmente, 597.014.925 novas ações, de ações subsequentes. A oferta conta com esforços restritos de colocação e será realizada no Brasil, com esforços de colocação no exterior. Além disso, deve totalizar mais de R$ 1 bilhão.

Agenda

No Brasil, nesta quinta-feira (1), às 9h, o PIB do segundo trimestre será divulgado. Às 8h, saem os dados do IPC-S semanal. Às 10h será divulgado o PMI Industrial. Às 15h saem dados da balança comercial e às 15h30 Paulo Guedes participa do Fórum Instituto Unidos Brasil. Enquanto às 18h30, A Pesquisa eleitoral Datafolha será divulgada. 

Já nos EUA, às 9h30 saem dados de pedidos de seguro-desemprego semanal, junto aos dados da produtividade do setor não-agrícola. Às 10h45, saem os números do PMI industrial. Além disso, ainda nesta quinta (1), serão divulgados três dados: gastos com construção, PMI e ISM industrial e ISM de emprego manufatureiro.