Café com BPM: mercados operam mistos com dados econômicos e Fed   

As ações foram pressionadas por comentários agressivos de membros do Fed, sinalizando que as taxas de juros permanecerão mais altas por mais tempo 

Café com BPM: mercados operam mistos com dados econômicos e Fed   
Café com BPM: mercados operam mistos com dados econômicos e Fed/Foto:Freepik

Os mercados mundiais operam mistos nesta sexta-feira (2), puxados pelos investidores no aguardo de dados de criação de empregos (payroll) dos EUA em agosto, a taxa de desemprego tem previsão de ficar em 3,5% no último mês. Além disso, as ações foram pressionadas por comentários agressivos de membros do Fed, sinalizando que as taxas de juros permanecerão mais altas por mais tempo, o que deve levar a uma desaceleração econômica ainda maior.   

O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou em alta de 0,81% na última quinta-feira (1). Já o dólar registrou alta de 0,93% no fechamento, cotado a R$ 5,23 na quinta (1).   

Os mercados futuros dos EUA operam em baixa na manhã desta quinta-feira (1).  

Dow Jones Futuro (EUA), -0,02%  

S&P 500 Futuro (EUA), -0,04%  

Nasdaq Futuro (EUA), -0,11%  

Bolsas Asiáticas  

As bolsas asiáticas fecham, em maioria, em baixa nesta sexta-feira )2), puxadas pelos investidores no aguardo de dados de criação de empregos (payroll) dos EUA em agosto, a taxa de desemprego tem previsão de ficar em 3,5% no último mês, junto aos comentários agressivos de membros do Fed, sinalizando que as taxas de juros permanecerão mais altas por mais tempo, o que deve levar a uma desaceleração econômica ainda maior.   

Na Coreia do Sul,o índice de preços ao consumidor subiu menos do que o esperado de 6,1%, registrando alta de 5,7% em agosto em relação ao mesmo período do ano passado.  

Shanghai SE (China), +0,05%  

Nikkei (Japão), -0,04%  

Hang Seng Index (Hong Kong), -0,74%  

Kospi (Coreia do Sul), -0,26%  

Bolsas Europeias  

As bolsas europeias operam em alta nesta sexta-feira (2), mesmo com os investidores no aguardo de dados de criação de empregos (payroll) dos EUA em agosto, a taxa de desemprego tem previsão de ficar em 3,5% no último mês, junto aos comentários agressivos de membros do Fed, sinalizando que as taxas de juros permanecerão mais altas por mais tempo, o que deve levar a uma desaceleração econômica ainda maior. 

Puxando os mercados europeus para o lado positivo, o índice de preços ao produtor da zona do euro registrou alta de 4% em junho, na comparação anual, ficando acima da expectativa de 3%.  

FTSE 100 (Reino Unido), +0,86%  

DAX (Alemanha), +1,58%  

CAC 40 (França), +0,83%  

FTSE MIB (Itália), +1,16%   

Notícias Corporativas  

A Petrorio (PRIO3) informou que firmou um contrato para combinação de negócios com  a Dommo (DMMO3).  A transação será implementada por meio de incorporação da totalidade das ações de emissão da Dommo por sociedade controlada pelo Petrorio.  

Agenda 

Nos EUA, às 9h30 será divulgado o payroll, o relatório de empregos. No mesmo horário, saem dados também de taxa de desemprego nos EUA. Às 11h, serão divulgadas as encomendas à indústria, e às 15h, a contagem de sondas Baker Hughes. 

Já no Brasil, às 9h, saem os dados de produção industrial de julho, a expectativa é de uma variação mensal positiva de 0,5% e uma queda de 0,3% na comparação anual.