Café com BPM: mercados operam mistos com Fed e teto de energia

Confira as principais notícias que mexem com o seu bolso

Os mercados mundiais operam sem direção definida nesta sexta-feira (26). Puxados pelo aguardo do discurso do presidente do Fed, Jerome Powell, em Jackson Hole.

Os investidores esperam que com a fala de Powell, a trajetória do aperto monetário do banco central americano, à medida que tenta conter a pior inflação em 40 anos, fique mais clara.

Além disso, no Reino Unido, os investidores estão repercutindo o mais recente aumento no teto de preço de energia do país, que enfrenta uma crise histórica de custo de vida e, a situação deve se deteriorar ainda mais em 2023, segundo o regulador de energia Ofgem.

O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou em alta de 0,52% na última quinta-feira (25). Já o dólar registrou baixa de 0,09% no fechamento, cotado a R$ 5,10 na quinta (25). 

Os mercados futuros dos EUA operam em baixa na manhã desta sexta-feira (26).

-Dow Jones Futuro (EUA), -0,20%
-S&P 500 Futuro (EUA), -0,33%
-Nasdaq Futuro (EUA), -0,49% 

Bolsas Asiáticas

Os mercados asiáticos fecharam esta sexta-feira (26) em alta, com exceção do índice de Shangai, da China. Além do discurso de Jerome Powell, presidente do Fed, os investidores também estão atentos ao que Siong Sim, estrategista do Bank of Singapore, disse à “CNBC Moh Siong Sim”, que o yuan chinês pode cair para 7% em relação ao dólar nos próximos 12 meses. 

-Nikkei (Japão), +0,57%
-Kospi (Coreia do Sul), +0,79% 
-Xangai SE (China), -0,3’%
-Hang Seng Index (Hong Kong), +1,01%

Bolsas Europeias 

As bolsas europeias operam mistas nesta sexta-feira (26), com os investidores repercutindo o mais recente aumento no teto de preço de energia do Reino Unido. O país enfrenta uma crise histórica de custo de vida e, a situação deve se deteriorar ainda mais em 2023, segundo o regulador de energia Ofgem. 

Além do discurso de Jerome Powell, presidente do Fed, os investidores também estão aguardando a leitura do sentimento do consumidor alemão para setembro, junto aos dados de confiança do consumidor francês e italiano para agosto.

Confira as principais bolsas europeias:

-DAX (Alemanha), -0,14%
-CAC 40 (França), -0,28%
-FTSE MIB (Itália), -0,41%
-FTSE 100 (Reino Unido), +0,02%

Notícias Corporativas

A Petrorio (PRIO3) informou que foi retomada a produção suspensa em 15 de agosto devido a uma avaria na linha de gás inerte do FPSO, no Campo de Frade, na Bacia de Campos.

O Itaú (ITUB4) informou que aprovou o programa de recompra de ações para aquisição de 75 milhões de ações. Se efetuada, as aquisições ocorrerão em bolsa de valores, no período de 25.08.2022 a 24.02.2024, a valor de mercado.

Agenda

No Brasil, às 8h sairão os dados do INCC-M. Às 9h será divulgado o Índice de preços ao produtor de julho, junto, Roberto Campos Neto, presidente do BC, irá palestrar em um evento promovido pela 1618 Investimentos.

Às 9h30 saem dados de transações correntes de maio e também de investimento estrangeiro direto. Às 10h30, Paulo Guedes, ministro da Economia, palestrará na Associação da Classe Média – ACLAME. Enquanto que, às 20h30, Simone Tebet (MDB) participará da sabatina no Jornal Nacional, da “TV Globo”. 

Já nos EUA, às 9h será divulgado o Índice de preço do PCE de julho e, às 9h30, saem os dados de estoques no atacado. Enquanto que, às 11h o número da confiança do consumidor Michigan de agosto e a pesquisa de condições de negócios Michigan saem.

Já às 15h, serão divulgados dados da contagem de sondas Baker Hughes. Além do principal evento do dia, a participação de Jerome Powell no evento do Fed, em Jackson Hole. 
 

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile