Café com BPM: mercados operam sem direção à espera de dados de inflação

Os investidores no Brasil esperam pela ata do Copom, vendas no varejo e pesquisa mensal de serviços

Os mercados europeus e asiáticos operam em baixa na manhã desta segunda-feira (7), enquanto os índices futuros de Nova York operam com alta. A semana será marcada pela divulgação dos dados de inflação nos EUA, China e Brasil, além da ata da última reunião do Copom do BC. 

O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, encerrou a última sexta-feira (4) em queda de 0,89%, aos 119.507,68 pontos. Já o dólar encerrou a sessão de sexta-feira (4) em queda de 0,48%.

Dow Jones Futuro (EUA), +0,25%
S&P 500 Futuro (EUA), +0,36%
Nasdaq Futuro (EUA), +0,54% 

Bolsas asiáticas

As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em queda. As atenções dos investidores estão voltadas para a divulgação dos números da inflação da China e a balança comercial durante esta semana. A China divulgará sua balança comercial na terça-feira (8) e os dados de inflação na quarta-feira (9), que darão pistas sobre a trajetória de recuperação do país. 

Shanghai SE (China), -0,59%

Nikkei (Japão), +0,19%

Hang Seng Index (Hong Kong), -0,01%

Kospi (Coreia do Sul), -0,85% 

ASX 200 (Austrália), -0,22%

Bolsa Europeias

As bolsas europeias operam em baixa. Os investidores aguardam os últimos  resultados da temporada de balanços chegando e com dois importantes índices de inflação à frente.

FTSE 100 (Reino Unido), -0,53%

DAX (Alemanha), -0,49%

CAC 40 (França), -0,49%

FTSE MIB (Itália), -0,57% 

STOXX 600, -0,37%

Notícias corporativas

O conselho de administração da BB Seguridade aprovou um programa de recompra de até 64.249.172 ações da empresa, o que corresponde a 9,56% do total em circulação. O programa terá a duração de 18 meses, encerrando em 4 de fevereiro de 2025. A finalidade do programa é manter as ações em tesouraria para posterior alienação e/ou cancelamento.

A demanda por ações da Copel (CPLE6) no processo de privatização da empresa está próxima dos R$ 10 bilhões, o dobro do tamanho original da transação, segundo a Coluna do Broadcast, do Estadão. Investidores estrangeiros e locais têm demonstrado interesse, com gestoras como GQG e Zimmer dos EUA, além da brasileira SPX, citadas como participantes. O prazo para a reserva das ações encerra nesta segunda-feira (7), e o preço de venda será definido na terça-feira (8).