Os mercados mundiais operam no campo negativo nesta terça-feira (31), com investidores se preparando para o início da reunião do Fed, banco central norte-americano.
Agentes do mercado esperam um aumento de 25 pontos-base na quarta (1º), mas monitorarão de perto os comentários da autoridade monetária em busca de pistas sobre quanto mais o Banco Central americano pretende aumentar ou quando planeja cortar os juros.
O Ibovespa oscilou entre perdas e ganhos durante o dia, mas fechou a segunda-feira (30) perto da estabilidade, em leve queda, de 0,04%, aos 112.273 pontos. Ainda assim, o principal índice da Bolsa se aproxima de janeiro positivo. O dólar, por sua vez, subiu 0,06%, a R$ 5,11.
Os índices futuros dos EUA abriram em baixa nesta manhã de terça-feira, ampliando as perdas da véspera, com investidores se posicionando para o início da reunião do Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto) do Fed.
Dow Jones Futuro (EUA), -0,28%
S&P 500 Futuro (EUA), -0,30%
Nasdaq Futuro (EUA), -0,42%
Bolsas asiáticas
Os mercados asiáticos fecharam com baixa na sessão, com investidores digerindo uma série de dados econômicos e um potencial aumento da taxa de juros do Fed.
O índice oficial de gerentes de compras (PMI) da indústria da China registrou a primeira expansão desde outubro de 2022, de acordo com o Bureau Nacional de Estatísticas.
Shanghai SE (China), -0,42%
Nikkei (Japão), -0,39%
Hang Seng Index (Hong Kong), -1,03%
Kospi (Coreia do Sul), -1,00%
Bolsas europeias
Os mercados europeus operam no terreno negativo, com as atenções voltadas para a primeira reunião de política monetária do Fed e para o PIB (Produto Interno Bruto) da Zona do Euro.
O PIB da Zona do Euro subiu 0,1% no quarto trimestre do ano passado, acima do esperado. O consenso Refinitiv previa recuo de 0,1% na comparação com o trimestre imediatamente anterior, mas alta de 1,8% na base anual.
Investidores ainda aguardam pela divulgação da inflação da Alemanha de janeiro, com consenso Refinitiv projetando alta de 1,1% na comparação com dezembro e de 9,2% na base anual.
FTSE 100 (Reino Unido), -0,74%
DAX (Alemanha), -0,67%
CAC 40 (França), -0,37%
FTSE MIB (Itália), -0,14%
Euro Stoxx 50, -0,62%
Notícias corporativas
A Uber (U1BE34) informou nesta segunda-feira (30) que suspendeu a operação do Uber Moto em São Paulo, serviço de viagens com motocicleta para passageiros. O anúncio ocorreu após veto da prefeitura de São Paulo por falta de regulamentação da modalidade. O Uber Moto existe no Brasil desde 2020, quando começou a operar em Aracaju. Atualmente, está presente em mais de 170 municípios brasileiros.
A Americanas (AMER3) pediu à Justiça nesta segunda-feira (30) que determine que as concessionárias Light e Enel São Paulo sejam impedidas de interromper o serviço de energia elétrica em qualquer estabelecimento do grupo varejista “para cobrança de créditos sujeitos à presente recuperação judicial”.