O índice de preços ao produtor (PPI) da China subiu 8,3% na comparação anual com o mês de março. Os dados divulgados pelo Escritório Nacional de Estatísticas do país asiático no último domingo (10) vieram acima do esperado pelo mercado e também mostraram uma desaceleração dos números frente aos 8,8% registrados em fevereiro. De acordo com analistas consultados pelo jornal “The Wall Street Journal”, os dados foram mais elevados do que previam os economistas, que avaliaram que o índice registraria 8%.
Os investidores aguardam o início da temporada de balanços dos principais bancos dos EUA. JP Morgan (JPMC34), Citigroup (CTGP34), Goldman Sachs (GSGI34) e Morgan Stanley (MSBR34F) estão entre as principais empresas que divulgam resultados nesta semana.
As bolsas asiáticas fecharam em baixa nesta segunda-feira (11) por conta da divulgação dos dados da inflação na China. A apreensão perante a possíveis sanções econômicas contra a Rússia também azedaram os mercados asiáticos.
Já as bolsas europeias seguem no mesmo fluxo, registrando baixa na abertura dos mercados. A temporada de balanços corporativos que se inicia nesta segunda (11) é acompanhada de perto pelos investidores.
O Boletim Focus, que seria divulgado nesta segunda-feira (11), segue incerto. Os servidores do Banco Central continuam em greve. Contudo, uma nova reunião entre Roberto Campos Neto, presidente do BC, e representantes sindicais está marcada para esta segunda (11).
O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou em queda de 0,45% na última sexta-feira (8). O índice fechou a semana com baixa de 2,67%. Os investidores seguem preocupados com os dados do Índice Nacional do Consumidor Amplo (IPCA) que foram divulgados na sexta (8) e registraram alta de 1,62% em março, maior taxa para este mês desde 1994.
O dólar fechou em queda de 0,66% com cotação de R$ 4,7094 na última sexta-feira(8). A moeda norte-americana acumulou alta de 0,91% na semana.
Os índices futuros dos EUA e as bolsas europeias operam em baixa na manhã desta segunda-feira (11).
Segue o desempenho dos mercados futuros norte-americanos:
-Dow Jones Futuro (EUA), -0,14%
-S&P 500 Futuro (EUA), -0,42%
-Nasdaq Futuro (EUA), -0,88%
Bolsas Asiáticas
As bolsas asiáticas fecharam em baixa nesta segunda-feira (11). Os dados da inflação na China, que foram divulgados no último domingo (10), vieram acima do esperado pelo mercado. O país asiático também enfrenta mais uma onda de novos casos de Covid-19, com fortes medidas restritivas.
Os investidores também mantêm cautela por conta da divulgação da ata da reunião do FED, o banco central norte-americano, que foi divulgada na semana passada. A autoridade monetária nos EUA indicou que deve aumentar a taxa de juros para combater a inflação no país.
Segue os principais mercados asiáticos no fechamento:
-Nikkei (Japão), -0,61%
-Kospi (Coreia do Sul), -0,27%
-Hang Seng (Hong Kong), -3,03%
-Taiex (Taiwan), -1,37%
-Xangai SE (China), -2,61%
Bolsas Europeias
Os mercados europeus abriram em baixa nesta segunda-feira (11) após encerrarem a semana passada com ganhos. Os investidores monitoram mais desdobramentos da guerra entre Rússia e Ucrânia com possíveis sanções das potências ocidentais contra Moscou.
Os dados da inflação na China e o início da temporada de balanços corporativos nos EUA, que começa nesta segunda (11), também estão no radar das bolsas europeias.
Principais mercados europeus:
-DAX (Alemanha), -0,63%
-CAC 40 (França), +0,41%
-FTSE MIB (Itália), -0,39%
-FTSE 100 (Reino Unido), -0,35%
Notícias Corporativas
Os mercados aguardam o início da temporada de balanços dos principais bancos dos EUA. Nesta semana, JP Morgan, Citigroup, Goldman Sachs e Morgan Stanley estão entre as principais empresas que divulgam resultados.
A GOL (GOLL4) anunciou que aprovou o seu aumento de capital na reunião de seu conselho administrativo. Os acionistas da Companhia terão direito de preferência para a subscrição de ações preferenciais e poderão subscrever ou ceder seus direitos de preferência a terceiros.
Agenda
O balanço dos principais bancos dos EUA será divulgado ao longo desta semana pelas empresas. JP Morgan, Citigroup, Goldman Sachs e Morgan Stanley estão entre os bancos que irão publicar os resultados.
Diversos membros do FED, o banco central norte-americano, discursam nesta segunda-feira (11). A autoridade monetária do país indicou que pretende aumentar os juros para combater a inflação dos EUA.
O Boletim Focus seria divulgado nesta segunda-feira (11), mas a greve dos servidores do Banco Central segue vigente. Nesta segunda (11), uma nova reunião entre o presidente do BC, Roberto Campos Neto, e representantes sindicais está marcada.