Os EUA divulgam nesta terça-feira (12) os dados de março do CPI, índice de preços ao consumidor. Os preços seguem altos no país por conta da guerra entre Rússia e Ucrânia. O FED, banco central norte-americano, já indicou que pretende acelerar a retirada de estímulos monetários.
Os investidores seguem atentos a temporada de balanços corporativos das empresas nos EUA. JP Morgan, Citigroup, Goldman Sachs e Morgan Stanley devem divulgar os seus resultados nesta semana.
Os mercados asiáticos fecharam de forma mista nesta terça-feira (12). Na China, a bolsa sinaliza melhora em virtude do relaxamento das medidas restritivas para conter o avanço da Covid-19 em alguns lugares do país. Contudo, os investidores estão preocupados com os dados da inflação de março nos EUA.
O FED, banco central norte-americano, já sinalizou que os investidores não devem ter expectativas positivas em meio a alta da inflação no país.
Já as bolsas europeias operam em queda na manhã desta terça-feira (12). Os investidores estão preocupados com os dados da inflação nos EUA e com a temporada de balanços corporativos que começou na última segunda-feira (11) no país.
O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou em queda de 1,16% na última segunda-feira (11). Os investidores seguem preocupados com os dados do IPCA, Índice Nacional do Consumidor Amplo, que foram divulgados na última sexta-feira (8) e registraram alta de 1,62% em março, maior taxa para este mês desde 1994. Os mercados também demonstraram apreensão com dados da inflação na China, publicados no último domingo (10) que foram mais altos do que o esperado pelos analistas.
O dólar fechou em queda de 0,39% com cotação de R$ 4,6904 na segunda (11).
Os índices futuros dos EUA operam em estabilidade na manhã desta terça-feira (12).
Segue o desempenho dos mercados futuros norte-americanos:
-Dow Jones Futuro (EUA), -0,06%
-S&P 500 Futuro (EUA), +0,03%
-Nasdaq Futuro (EUA), +0,27%
Bolsas Asiáticas
Os mercados asiáticos fecharam sem direção única nesta terça-feira (12). Na China, a bolsa vem se recuperando após um relaxamento das medidas restritivas para conter o avanço da Covid-19. Contudo, em outros lugares os mercados encerraram o dia em retração devido à expectativa negativa com a publicação de novos dados da inflação nos EUA.
O FED, o banco central norte-americano, sinalizou que pretende acelerar a retirada de estímulos monetários nos próximos meses.
Mercados asiáticos no fechamento:
-Nikkei (Japão), -1,81%
-Kospi (Coreia do Sul), -0,98%
-Hang Seng (Hong Kong), +0,52%
-Taiex (Taiwan), -0,34%
-Xangai SE (China), +1,46%
Bolsas Europeias
Os mercados europeus abriram em baixa nesta terça-feira (12). Os investidores aguardam com cautela a divulgação do CPI, índice de preços ao consumidor do mês de março nos EUA. Os preços se mantiveram altos no país em meio a guerra entre Rússia e Ucrânia no Leste Europeu. O FED, o banco central norte-americano, já indicou que pretende aumentar a taxa de juros dos EUA para combater a inflação.
A possibilidade de novas sanções econômicas contra a Rússia em meio a guerra com a Ucrânia no Leste Europeu segue preocupando os investidores.
Principais mercados europeus:
-DAX (Alemanha), -1,19%
-CAC 40 (França), -0,93%
-FTSE MIB (Itália), -0,56%
-FTSE 100 (Reino Unido), -0,38%
Notícias Corporativas
O conselho de administração da Viveo (VVEO3) anunciou a aprovação do fechamento de contratos para a aquisição dos Laboratórios Life, que tem sede em Porto Alegre (RS), Famap, que fica em Belo Horizonte (MG) e da PHD, que também tem sua sede na capital gaúcha. O preço de aquisição total é de R$ 365,5 milhões.
O mercado também segue atento à divulgação de balanços corporativos de grandes empresas dos EUA. JP Morgan, Citigroup, Goldman Sachs e Morgan Stanley estão entre as principais empresas que divulgam resultados nesta semana.
Agenda
No cenário internacional, o destaque desta terça-feira (12) vai para a divulgação do CPI, índice de preços ao consumidor dos EUA do mês de março. Três dirigentes do FED, o banco central norte-americano discursam em meio a expectativa de aceleração da retirada de estímulos monetários.
Destaque também para o petróleo nesta terça-feira (12). A Opep, Organização dos Países Exportadores de Petróleo, publica o seu relatório mensal.
No Brasil, o volume de serviços do mês de fevereiro será divulgado nesta terça (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE.