Café com BPM: Mercados se recuperam após quedas e preocupações com FED e China

Confira as principais notícias que mexem com o seu bolso

Os mercados asiáticos fecharam de forma mista nesta terça-feira (10) em meio a apreensão global de mais um aumento na taxa de juros dos EUA. As bolsas asiáticas se recuperaram após dias de queda em virtude da onda de casos de Covid-19 no país que obrigaram as autoridades a adotarem fortes medidas restritivas em diversas cidades.

As bolsas europeias abriram em alta na manhã desta terça-feira (10) após forte retração na semana passada.

Os investidores continuam atentos aos desdobramentos da guerra entre Rússia e Ucrânia. As potências ocidentais preparam mais um pacote de sanções econômicas contra Moscou.

No cenário nacional, o BC (Banco Central) divulga a ata mais recente da reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) nesta terça (10). 

O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou em queda de 1,79% na última segunda-feira (9). Já o dólar registrou alta de 1,60% no fechamento, cotado a R$ 5,157 na segunda (9).

Os mercados futuros dos EUA operam em alta na manhã desta terça-feira (10).

-Dow Jones Futuro (EUA), +0,86%
-S&P 500 Futuro (EUA), +1,03%
-Nasdaq Futuro (EUA), +1,58%

Bolsas Asiáticas

Os mercados asiáticos fecharam de forma mista nesta terça-feira (10). Na última segunda-feira (9), Wall Street sofreu um tombo em meio a preocupações sobre uma mudança na política monetária norte-americana.

As bolsas chinesas recuperaram o fôlego após diversas baixas nos últimos dias. Contudo, os investidores seguem atentos a onda de casos de Covid-19 que o país enfrenta. Pequim adotou fortes medidas restritivas em diversas localidades para controlar o vírus e frear as infecções.

Segue os mercados asiáticos no fechamento:

-Nikkei (Japão), -0,58%
-Kospi (Coreia do Sul), -0,55%
-Taiex (Taiwan), +0,08%
-Xangai SE (China), +1,06% 
-Hang Seng (Hong Kong), -1,84%

Bolsas Europeias

As bolsas europeias abriram em alta na manhã desta terça-feira (10). Os mercados ensaiam uma recuperação após diversos dias de retração na semana passada.

Contudo, os investidores continuam preocupados com a inflação global e um possível aumento da taxa de juros nos EUA e no bloco europeu. 

A guerra entre Rússia e Ucrânia segue deixando os mercados atentos com possíveis novas sanções econômicas de países ocidentais contra Moscou.

Segue os mercados europeus:

-DAX (Alemanha), +1,68%
-CAC 40 (França), +1,32%
-FTSE MIB (Itália), +1,77%
-FTSE 100 (Reino Unido), +0,87%

Notícias Corporativas

Diversas empresas divulgam os seus balanços corporativos nesta terça-feira (10), com destaque para a CVC (CVCB3) e para a Vivara (VIVA3).

Na última segunda-feira (9), o CEO da Tesla, Elon Musk, afirmou que os seus planos para o Twitter estão alinhados com as regras da UE (União Europeia) sobre conteúdo ilegal nas redes sociais.

Agenda

Diversos membros do FED, o banco central norte-americano discursam nesta terça-feira (10) em várias partes dos EUA. A expectativa do mercado é de que o órgão aumente a sua taxa de juros mais uma vez para conter a inflação no país.

No cenário nacional, o BC (Banco Central) divulga a ata mais recente da reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) nesta terça-feira (10). O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) publica os dados de varejo restrito e ampliado do mês de março.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile