Pré-mercado

Café com BPM: setor de IA aumenta aversão ao risco e afunda Wall Street

A startup chinesa DeepSeek, cujo avanço na inteligência artificial é visto como uma ameaça à supremacia ao setor norte-americano

Cropped image of business man sitting by the table in cafe and analyzing indicators on laptop computer
Cropped image of business man sitting by the table in cafe and analyzing indicators on laptop computer

Os índices futuros dos EUA estão sem direção definida nesta terça-feira (28), com os investidores globais atentos ao desempenho de Wall Street e ao impacto do clima de aversão ao risco que dominou o mercado na última segunda-feira (27).

O pessimismo em Wall Street foi impulsionado pela notícia sobre a startup chinesa DeepSeek, cujo avanço na inteligência artificial é visto como uma ameaça à supremacia das empresas de tecnologia norte-americanas.

Em uma reunião com republicanos na noite anterior, Donald Trump alertou para a necessidade de os EUA se empenharem na competição para se manterem à frente, mencionando a imposição de tarifas sobre produtos como semicondutores, aço, alumínio e cobre.

Além disso, o Financial Times noticiou um plano de Scott Bessent para estabelecer tarifas universais graduais, começando com 2,5%.

Essas notícias elevaram o dólar frente a outras moedas, embora o real tenha se mantido relativamente estável, com atenção voltada à cautela em torno dos juros curtos e à deterioração das expectativas inflacionárias.

EUA

Na véspera, em Wall Street, o S&P 500 e o Nasdaq sofreram quedas acentuadas, com os investidores preocupados com o potencial de uma bolha no mercado de ações de inteligência artificial.

O temor foi intensificado pelo surgimento da DeepSeek, uma startup chinesa que estaria desenvolvendo um modelo de IA com um custo muito inferior aos das gigantes do Vale do Silício.

Nesta terça-feira (28), o Federal Reserve (Fed) dá início à sua reunião de política monetária, com os contratos futuros apontando uma probabilidade de 97% de que as taxas de juros sejam mantidas inalteradas.

Em meio à temporada de resultados corporativos, empresas como Starbucks e Boeing têm suas divulgações previstas para esta terça-feira (28).

Cotação dos índices futuros dos EUA:

Dow Jones Futuro: -0,20%

S&P 500 Futuro: -0,01%

Nasdaq Futuro: ++0,21%

Bolsas asiáticas

No mercado de ações asiático, os papéis de Hong Kong apresentaram alta após a forte queda dos papéis de tecnologia nos EUA, enquanto os mercados da China, Taiwan e Coreia do Sul estão fechados devido a um feriado.

Já as ações de empresas japonesas de semicondutores continuaram a perder valor pelo segundo dia consecutivo, com o avanço da DeepSeek ameaçando as empresas asiáticas envolvidas na cadeia de produção de IA dos EUA.

Shanghai SE (China), fechado por feriado

Nikkei (Japão): -1,39%

Hang Seng Index (Hong Kong): +0,14%

Kospi (Coreia do Sul): fechado por feriado

ASX 200 (Austrália): -0,12%

Bolsas europeias

Na Europa, os mercados operam predominantemente em alta, à medida que as bolsas se recuperam de uma venda generalizada causada pelas preocupações sobre a inteligência artificial na China, que pode representar um desafio significativo para as empresas ocidentais de tecnologia.

Na agenda desta terça-feira (28), grandes empresas como SAP, Foxtons Group, Logitech e LVMH divulgarão seus resultados, enquanto dados econômicos incluirão a confiança do consumidor francês e a taxa de desemprego na Espanha.

FTSE 100 (Reino Unido): +0,26%

DAX (Alemanha): +0,25%

CAC 40 (França): -0,21%

FTSE MIB (Itália): +0,10%

STOXX 600: +0,23%

Ibovespa: relembre a véspera

Ibovespa, princpal índice acionário brasileiro, fechou a sessão desta segunda-feira (27) com alta de 1,97% aos 124.860,58 mil pontos. O dólar comercial caiu 0,10%, a R$ 5,91.

O Ibovespa performou com um ponto verde em meio ao mar vermelho que se tornaram os mercados globais nesta sessão. O principal destaque, sem dúvidas, foi a DeepSeek, uma nova plataforma chinesa que colocou à prova o desenvolvimento de inteligência artificial das big techs e derrubou as Bolsas norte-americanas e europeias.

Radar corporativo

A gigante fabricante de semicondutores de IA (inteligência artificial), Nvidia (NVDC34), sofreu uma queda histórica em seu valor de mercado nesta segunda-feira (27). A companhia perdeu aproximadamente US$ 600 bilhões em um único pregão — o valor equivale a sete Petrobras (PETR4) —, marcando a maior desvalorização diária já observada nos mercados globais.

Além disso, aqui no Brasil o destaque vai para a compra de 50% da da gigante dos ovos Mantiqueira pela JBS (JBSS3), como anunciou a empresa de carne bovina nesta segunda-feira (27). O negócio, que ainda precisa ser aprovado pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), representa a entrada da JBS em um novo segmento.

Agenda do dia

Indicadores

▪️08h00 – Brasil/FGV: INCC-M de janeiro

▪️08h00 – Brasil/FGV: Confiança da Construção

▪️10h30 – Brasil/Receita: Arrecadação – dezembro e 2024

▪️10h30 – EUA/Deptº Comércio: Encomendas de bens duráveis – dez

▪️12h00 – EUA/Conf. Board: Confiança do Consumidor – jan

  • Eventos
  • ▪️11h00  – Receita dá coletiva sobre arrecadação
  • ▪️18h00  – Chile: BC divulga decisão de política monetária
  • ▪️20h50 –Japão: BoJ divulga ata da reunião de política monetária
  • ▪️Primeiro dia de reunião do Copom
  • ▪️China: Feriado do Ano Novo Lunar

▪️Brasil/Após o fechamento: Relatório de produção da Vale

Balanços

▪️NY/Antes da abertura: Boeing e General Motors