As ações da Caixa Seguridade (CXSE3), holding de seguros, previdência e capitalização da Caixa Econômica Federal (CEF), registraram uma alta de 29,8% na Bolsa de Valores (B3), no fechamento do primeiro semestre de 2023.
Vale destacar que, desde de maio deste ano, os papéis da Caixa Seguridade foram negociados acima do preço estabelecido na oferta pública inicial de ações (IPO), em abril de 2021, de R$ 9,67 por papel. No entanto, desde julho de 2021, as ações estavam abaixo dessa marca.
Em resumo, o mercado enxerga a companhia como beneficiária direta do maior apetite de crédito da Caixa. Visto que alguns de seus principais produtos, como os seguros prestamista e habitacional, têm as vendas associadas a empréstimos originados pelo banco público. Além disso, os analistas do mercado têm destacado que as empresas da holding ainda têm espaço para crescer dentro da Caixa.
Visão do mercado
O Morgan Stanley afirmou em relatório enviado aos clientes que os ventos são favoráveis para os seguros habitacional e residencial. “Juros mais baixos no segundo semestre de 2023 e em 2024 sustentam uma aceleração na originação de crédito imobiliário, que alavanca diretamente a emissão de prêmios no seguro habitacional devido à obrigatoriedade do seguro”, destaca o analista do banco, Jorge Echevarria.
Ainda de acordo com o Echevarria, os seguros de vida devem representar um ganho para a companhia, uma vez que tendem a se beneficiar da resiliência dos índices de emprego, o que mantém a renda da população e a propensão a comprar seguros. O seguro prestamista, que garante o pagamento de empréstimos em determinados eventos, como morte, também deve trazer bons números.
O Safra, por sua vez, na última semana destacou durante uma reunião com investidores organizada pelo próprio banco, que a diretoria da holding evidenciou que há espaço para crescer: hoje, apenas 2% dos clientes da Caixa têm produtos das empresas do grupo. “Com um objetivo de longo prazo de chegar a 10% de penetração, há um amplo espaço para crescimento e expansão”, disse o analista do Safra, Silvio Dória.
Vale lembrar que Felipe Mattos assumiu a liderança da Caixa Seguridade, um funcionário de carreira da Caixa desde 2007, e que teve uma passagem pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) como cedido.