O Carrefour Brasil (CRFB3) registrou nesta segunda-feira (24) vendas consolidadas de R$ 27,1 bilhões no primeiro trimestre de 2023, alta de 30,7% na comparação anual. De acordo com a varejista, o desempenho foi alcançado em um trimestre marcado pela desaceleração da inflação de alimentos e por um cenário competitivo mais acirrado, especialmente no formato Cash & Carry.
As vendas brutas foram de R$ 18,1 bilhões no primeiro trimestre de 2023, crescimento total de 20,1% na comparação com o mesmo trimestre de 2022.
Já o volume bruto transacionado (GMV, na sigla em inglês) total atingiu R$ 1,6 bilhão entre janeiro e março de 2023, avanço de 43% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O GMV alimentar do Carrefour, por outro lado, cresceu 64,7% na base anual, “mantendo um forte ritmo de crescimento, apesar dos problemas técnicos, já endereçados, com as plataformas das operadoras de serviço de entrega rápida nas lojas do Grupo BIG e do ambiente macro desafiador”, pontuou a varejista.
O Grupo Carrefour Brasil também registrou mais um trimestre de ganhos de market share (quota de mercado), totalizando +1,8 ponto percentual (p.p.) no primeiro trimestre deste ano.
O faturamento do Banco Carrefour totalizou R$ 13,7 bilhões entre janeiro e março, alta de 14,8% na comparação ano a ano. O resultado foi impulsionado pelo desempenho de dois dígitos no cartão Carrefour (+10,6%) e no cartão Atacadão (+17,8%).
A carteira de crédito total somou R$ 20,423 bilhões no primeiro trimestre de 2022, alta de 28,7% na comparação com igual etapa de 2022.
Nos primeiros três meses do ano, o Carrefour Brasil abriu 3 novas lojas Atacadão nos estados de São Paulo (2) e Mato Grosso (1). Além disso, a arejista inaugurou 23 lojas convertidas, sendo 21 da bandeira Maxxi para Atacadão, 1 de BIG para bandeira Atacadão no PR, e 1 de Sam’s Club para bandeira Atacadão em MG.
Carrefour (CRFB3): UBS-BB corta recomendação de compra
No meio de abril, as ações do Carrefour (CRFB3) tiveram sua recomendação de compra rebaixada para neutra pelo UBS BB. A casa ainda cortou o preço-alvo dos papéis de R$ 21,00 para R$ 13,00.
De acordo com os analistas do banco suíço, os custos de integração do Grupo BIG contribuíram para a pressão de margem Ebitda (Lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações, sobre receita) de cerca de 1,50 ponto percentual do grupo no quarto trimestre de 2022, uma tendência que o USB BB considera que deve se manter, na medida em que a conversão de bandeiras de lojas leva tempo de maturação.
“Notadamente, as provisões de contingências trabalhistas aceleraram desde a consolidação do BIG”, escreveram os analistas da instituição financeira em relatório.
“Enquanto isso, quase 75% da dívida de R$ 14 bilhões do grupo vence no curto prazo. Ainda que consideremos que o Carrefour tem uma alavancagem altamente administrável, a necessidade de refinanciamento a juros altos pode pressionar ainda mais o lucro por ação”, acrescentaram.
Em contrapartida, o banco considera que uma monetização de ativos imobiliários e a perspectiva de crescimento da marca Sam’s Club podem ajudar na composição de valuation do Carrefour.