A Superintendência-Geral (SG) do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou a devolução de 16 imóveis alugados pelo Grupo Carrefour (CRFB3) ao grupo concorrente DMA dono das marcas Epa, Mineirão e Brasil Atacarejo. O DMA é o nono maior varejista do ramo de alimentos do Brasil, segundo ranking 2022 da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
De acordo com o Estadão/Broadcast, a rede francesa também vai vender todos os ativos dentro das lojas, como freezer, balcão e até os alimentos em estoque, segundo fontes ligadas ao caso.
A operação foi aprovada na última terça-feira (10), e deve ocorrer em 15 dias, se não houver discordância entre os conselheiros e algum deles levar o caso ao tribunal. Como a operação é de baixa complexidade, não é preciso julgamento, apenas o parecer da SG-Cade. Os valores envolvidos no processo estão em sigilo.
As lojas são de propriedade da incorporadora imobiliária WRV, que pertence ao Grupo DMA. O Grupo opera em Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Rondônia e Rio de Janeiro e também possui postos de combustíveis nas bandeiras Mais Brasil e Petrobras-BR.
O Carrefour alugava as lojas do concorrente, mas havia uma longa discussão judicial envolvendo o contrato de locação, que será encerrada com a devolução das unidades, de acordo com notificação enviada ao órgão antitruste.
No parecer, a SG-Cade diz que o intuito das partes é “encerrar o litígio entre si, estabelecendo uma adequação dos interesses comerciais”. Procurado, o Carrefour disse estar em período de silêncio e não deu detalhes.
A operação, segundo o Cade, não acarreta prejuízos concorrenciais e o DMA ficará com uma participação no mercado entre 20% e 50%. “A operação foi notificada porque o grupo DMA opera supermercados em Belo Horizonte. Então, quando o Carrefour deixa as lojas, é provável que o DMA vá usar as unidades em algum momento”, disse uma fonte com familiaridade no caso.
Procurado, o DMA não se manifestou.
Às 14h45 (horário de Brasília) as ações do Carrefour operavam em baixa no Ibovespa. Os papéis da companhia recuaram 1,62%, com cotação de R$ 9,71.
Carrefour anuncia novo diretor de operações
A Carrefour emitiu comunicado ao mercado na noite desta quinta-feira (5) informando que o Conselho de Administração elegeu Pablo Lorenzo como diretor executivo de operações.
A companhia informa que o executivo será responsável por supervisionar e coordenar as operações de varejo (Atacadão, Varejo e Sam’s Club), fortalecendo ainda mais nossa capacidade de execução.
Pablo Lorenzo está no Grupo Carrefour há mais de 26 anos, tendo ocupado diversas posições estratégicas na organização, mais recentemente como CEO do Carrefour Argentina.