As ações do Carrefour Brasil (CRFB3) receberam recomendação de compra do banco Citi. Além disso, a instituição financeira estipulou um preço-alvo de R$ 15,00. A avaliação da casa surge após os papéis da varejista acumularem uma queda de 32% no ano.
A recomendação também ocorre uma semana após o Carrefour ter informado que deu início a negociações com a Barzel para vender cinco centros de distribuição e cinco lojas, por um valor total de R$ 1,3 bilhão, em uma operação de sale and leaseback, por meio da qual a empresa seguiria usando os imóveis como inquilina do novo dono.
“Ainda que o montante represente um pequena parte do valor de mercado do Carrefour, de cerca de 5%, acreditamos que esse movimento joga luz sobre a gestão de ativos imobiliários, e é uma interessante fonte de upside”, afirmaram os analistas do Citi.
Segundo o banco norte-americano, a avaliação levou em conta os resultados divulgados pelo Carrefour para o primeiro trimestre deste ano. Embora a varejista tenha registrado um prejuízo milionário, o Citi escreveu que a companhia continua sendo uma boa geradora de caixa, com 70% do Ebitda (Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização) vindo de operações do atacarejo.
Apesar de recomendar a compra dos ativos do Carrefour, os analistas do Citi reconhecem que a companhia segue com desafios de curto prazo, como a integração do BIG, o processo de desinflação de alimentos e maior competição com outros players do atacarejo, em especial o Assaí (ASAI3).
Carrefour (CRFB3) registra prejuízo de R$ 375 milhões no 1T23
Em 2 de maio, o Carrefour (CRFB3) divulgou o balanço do primeiro trimestre de 2023. O prejuízo líquido ajustado foi de R$ 375 milhões, contra o lucro de R$ 421 milhões de 2022. O documento revelou que o resultado da companhia foi impactado pelo aumento das despesas financeiras e administrativas.
O Ebitda ajustado do Carrefour foi de R$ 1,038 bilhão no período de janeiro a março deste ano, 16,8% a menos na comparação com o mesmo período do ano anterior. Sem contar o Grupo Big, a cifra ficou em R$ 1,254 bilhão, avanço anual de 0,6%. A margem Ebitda ajustada recuou 2,4 p.p (ponto percentual), chegando a 4,3% no trimestre deste ano.
Já a receita líquida do Carrefour chegou a R$ 24,385 bilhões no primeiro trimestre deste ano, crescimento de 29,4% na comparação com o período homólogo de 2022, enquanto as vendas brutas atingiram R$ 27,1 bilhões, 30,7% acima.