Carrefour (CRFB3) registra baixa de 95% no lucro ajustado no 2T23

A varejista reportou os resultados do balanço trimestral nesta noite de terça-feira (25) após o fechamento do mercado

O Carrefour Brasil (CRFB3) reportou ao mercado os resultados do balanço do segundo trimestre de 2023 (2T23) após o fechamento de mercado nesta terça-feira (25), em que apresentou uma queda de 95,2% no lucro líquido ajustado frente ao mesmo período do ano passado, saindo de R$ 600 milhões para R$ 29 milhões.

De acordo com o Carrefour, o resultado foi afetado pelo impacto financeiro de sua integração com o Grupo BIG. A varejista ainda afirmou que as vendas líquidas cresceram 8,1%, para 25,95 bilhões de reais, na mesma base. No entanto, apenas as unidades de atacarejo, o que inclui o Atacadão, as vendas aumentaram 4,6%.

Além disso, o Carrefour informou que as despesas operacionais subiram 32,2% no segundo trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando 3,8 bilhões de reais.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) ajustado da varejista foi de R$ 1,339 bilhão, ou seja, uma queda anual de 21,7%. Resultando em uma queda da margem Ebitda ajustada de 2,0 pontos percentuais, para 5,2%.

“Quanto mais temos a maturação das vendas, mais temos oportunidade de crescer na margem Ebitda”, destacou o presidente-executivo do grupo, Stephane Maquaire.

O lucro bruto, por sua vez, atingiu a cifra de R$ 5,112 bilhões no trimestre, isto é, um aumento de 11,9% na comparação do mesmo período do ano passado. A margem bruta foi de 19,7% nesse período, alta de 0,7 p.p. frente a margem do 2T22.

O faturamento do Banco Carrefour totalizou R$ 14,6 bilhões no 2T23, alta de 13,4% na comparação ano a ano, impulsionado pelo crescimento de dois dígitos do cartão de crédito Atacadão (+17,7%) e crescimento de 7,4% do cartão de crédito Carrefour.

O resultado financeiro líquido foi negativo em R$ 778 milhões no segundo trimestre de 2023, uma elevação de 94,6% sobre as perdas financeiras da mesma etapa de 2022.

Em 30 de junho de 2023, a dívida líquida da companhia era de R$ 16,9 bilhões, um crescimento de R$ 3,2 bilhões na comparação com a mesma etapa de 2022.

O indicador de alavancagem financeira, medido pela dívida líquida/Ebitda ajustado, ficou em 2,17 vezes em junho/23, alta de 0,21 pp em relação ao mesmo período de 2022.

Carrefour conclui conversão de lojas do BIG antes do prazo 

O Carrefour (CRFB3) comunicou ao mercado no final do mês de junho a conclusão da conversão de 129 lojas do Grupo BIG. Nesse sentido, o fim das conversões do Carrefour aconteceu um ano após o fechamento da aquisição do grupo. No entanto, a conclusão foram seis meses antes do planejado no contrato.

De acordo com o  comunicado divulgado pela varejista,  as lojas convertidas foram distribuídas da seguinte maneira: 76 lojas Atacadão (convertidas de: 46 Maxxi, 27 Hipermercados BIG, 2 TodoDia e 1 Sam’s Club); 48 Hipermercados Carrefour (convertidos de Hipermercados BIG) e 5 Sam’s Club (convertidas de: 3 Hipermercados BIG e 2 Maxxi).

“O Grupo Carrefour Brasil concluiu a conversão de 129 lojas (5 a mais do que o contemplado inicialmente) dentro do orçamento de investimento anunciado de R$ 1,9 bilhão, destacando a disciplina de capital da companhia e sua capacidade de execução”, comunicou a varejista.

Vale destacar que, além das conversões de lojas do Grupo BIG. Este ano o Carrefour abrirá entre 10 a 15 novas lojas Atacadão, “demonstrando nosso apetite de continuar a crescer no formato de atacarejo”, destaca a companhia.