Mercado

Carrefour (CRFB3) salta após balanço e anúncio de fechamento lojas

Executivos, apesar de verem fechamentos como "difíceis" e queda de vendas, defendem impactos positivos na lucratividade

As ações do Carrefour Brasil (CRFB3) registram forte alta após a divulgação dos resultados do quarto trimestre de 2023 (4T23), realizada na noite de segunda-feira (19), juntamente com o anúncio do fechamento de 123 lojas das marcas Nacional, Bom Preço e Carrefour.

Por volta das 11h50 (horário de Brasília) desta terça-feira (20), os papéis apresentavam uma alta de 6,83%, sendo negociados a R$ 11,58. Anteriormente, durante a manhã, chegaram a entrar em leilão.

Apesar do prejuízo consolidado, os analistas de mercado observaram que a empresa começou o ano de 2024 em uma posição favorável, destacando algumas tendências positivas. “A despeito de um impacto não-recorrente substancial, avaliamos que o conjunto consolidado pelo grupo foi positivo, o que vai confirmando a nossa perspectiva de que o terceiro trimestre (3T23) de fato tenha sido o ponto de inflexão para a rentabilidade da companhia”, avalia a Genial Investimentos.

A análise aponta que o principal impacto no resultado do Carrefour refletiu na linha de “Outras Despesas Operacionais”, totalizando um montante negativo de R$ 1,1 bilhão, principalmente devido ao fechamento de unidades. Embora essa cifra possa parecer preocupante à primeira vista, a Genial acredita que essa iniciativa será benéfica para a empresa no médio prazo, pois o Carrefour está concentrando seus esforços em restabelecer a rentabilidade ao longo de 2024.

Fechamento de lojas

Das 123 lojas, apenas 11 foram fechadas durante o 4T23. No entanto, o valor das despesas já reflete a previsão de encerramento dessas unidades ao longo do primeiro semestre de 2024. Isso significa que o Carrefour organizou suas contas para começar 2024 com uma situação financeira mais sólida.

Durante a teleconferência de resultados realizada nesta terça-feira (20), os executivos do grupo discutiram o fechamento das lojas. “Fechar loja nunca é um tema fácil, mas temos certeza que a decisão é assertiva e que a iniciativa será lucrativa para a companhia”, defendeu Stéphane Maquaire, CEO do Carrefour, que recordou também que as unidades encerradas foram responsáveis por menos de 1% das vendas do grupo em 2023.

Além disso, eles também destacaram que todas as provisões para os fechamentos já foram efetuadas e, conforme mencionado pelo CFO Eric Alencar, “a tempestade já passou em termos de efeitos financeiros”. Por outro lado, foi observado que, com os encerramentos, não se espera que as vendas do grupo retornem aos níveis anteriores.

“O que pode vir são ações que não temos conhecimento, mas que geralmente são coisa pequena, ou diferença de preço dos terrenos que vamos vender”, diz o executivo. “Há também aquilo que achamos que vale os terrenos e o eles realmente valem. Mas com certeza eles valem mais de R$ 400 milhões e os ganhos com as vendas desses ativos devem mais do que cobrir os custos dos fechamentos”.