Mercado

Carrefour (CRFB3) deixa de vender produtos Pepsico na França; entenda

Motivo da decisão se deu por conta dos "aumentos de preços inaceitáveis".

O grupo Carrefour (CRFB3) deixou de vender produtos da PepsiCo, como Pepsi, Doritos e 7Up em suas lojas da França. O motivo da decisão se deu por conta dos “aumentos de preços inaceitáveis”.

Um porta-voz do Carrefour disse nesta quinta-feira (4) que o grupo decidiu adicionar notas às prateleiras das lojas na França explicando que não vende mais oito marcas da PepsiCo.

Segundo o “The Wall Street Journal” a empresa também não vende mais produtos Lay’s, Doritos, Benenuts, Alvalle, Lipton, Pepsi, 7Up e Quaker.

Em breve, o Carrefour também adicionará estas notas em lojas na Itália, Espanha e Bélgica, disse o porta-voz.

Os preços ao consumidor têm sido uma área de grande preocupação na França, depois que a inflação de alimentos subiu para dois dígitos em 2022 e teve alta de 7,1% em dezembro de 2023.

O governo francês também criticou os principais fabricantes e disse que os pressionaria a baixar os preços.

Carrefour: Novo Atacarejo compra pontos em dois estados

A Novo Atacarejo, empresa com atuação em Pernambuco e na Paraíba, celebrou no final de 2023 um acordo para comprar dois pontos comerciais, um em Garanhuns (PE) e outro em Campina Grande (PB), de uma subsidiária do Grupo Carrefour Brasil.

O acordo foi aprovado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em 29 de dezembro, mas os valores não foram revelados.

As lojas adquiridas operam atualmente sob a bandeira Todo Dia, que pertence ao Bompreço, uma subsidiária do Carrefour Brasil. Em justificativa apresentada ao Cade, o Novo Atacarejo explicou que a aquisição é parte essencial de sua estratégia de expansão dentro de sua área de atuação.

Fechamento de lojas na Bahia

No final de 2023, o Carrefour confirmou o fechamento de lojas da companhia na Bahia. A notícia sobre o fim das atividades no estado começou a circular nos últimos dias. A decisão teria sido tomada após uma reunião em 21 de dezembro entre diretoria e gerentes de algumas lojas, na avenida Antônio Carlos Magalhães, em Salvador.

O fechamento estaria previsto para o dia 31 de janeiro de 2024 e deve atingir mais de 600 funcionários das lojas da avenida ACM, Avenida Reitor Miguel Calmon e do bairro de São Cristóvão. O Carrefour também anunciou o fechamento da loja em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. A rede também está fechando as portas em diversos supermercados espalhados pelo país, a exemplo do Ceará, Rio Grande do Sul e Belo Horizonte.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile