Mercado

Carrefour (CRFB3) vai integrar área de varejo com Sam's Club

Empresas passam a ter um único CEO

Em comunicado interno nesta sexta-feira (26), o Carrefour (CRFB3) informou que a área do Sam’s Club, clube de compras da empresa no Brasil, e o braço de varejo passam a ter um único CEO, num processo de integração das unidades. A informação foi publicada pelo “Valor”.

De acordo com fontes ouvidas pelo jornal, o executivo que comandará os negócios será José Rafael Vasquez, que vinha ocupando a função de vice-presidente comercial da Pague Menos, e é ex-Cencosud e ex-Roldão. Vasques reportará diretamente a Pablo Lorenzo, executivo responsável pela área de operações do grupo (COO).

O Carrefour fez mudanças internas nessa semana, comunicadas internamente na quarta-feira (24), dentro de um processo de melhoria de resultados e corte de custos.

O CEO do Sam’s,Vitor Faga, e a vice-presidente de relações institucionais, comunicação, ESG e diversidade e inclusão, Maria Alicia Lima Peralta, deixaram as funções, de acordo com fontes ouvidas pelo Valor.

Procurada, a empresa ainda não se manifestou sobre as mudanças.

Assaí (ASAI3) e Carrefour são preferência do setor

Os analistas têm demonstrado otimismo com as ações ordinárias do Assaí (ASAI3) e Carrefour, duas gigantes do varejo no País. Alguns fatores favorecem essas empresas no momento, como a expectativa de reversão na deflação dos alimentos, de acordo com o InfoMoney, já que o preço dos alimentos fechou em queda de 0,52% em 2023, a primeira desde 2017, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

O banco Morgan Stanley atualizou suas estimativas para o varejo em geral, mesmo tendo cortado recomendação de compra da Magalu (MGLU3). Apesar disso, o Assaí (ASAI3) e Carrefour (CRFB3) seguem com overweight (acima da média do mercado, equivalente à compra) em sua avaliação.

Liderados por Andrew R. Ruben, os analistas dizem esperar que os ventos contrários de 2023 se transformem em ventos favoráveis para o ano seguinte, com a reversão da deflação alimentar, elevação de vendas/margens de lojas convertidas, e alívio das despesas financeiras em meio a taxas de juros mais baixas.