Mercado

Carrefour (CRFB3) retira projeção de vendas de R$ 100 bi em 2024

A Carrefour atribuiu a alteração às “mudanças no ambiente macroeconômico do país”

A Carrefour (CRFB3) emitiu fato relevante nesta terça-feira (28), informando ao mercado as projeções para o exercício fiscal de 2024.

A companhia comunicou a retirada do guidance, relativo à projeção de atingir R$ 100 bilhões em vendas brutas em sua unidade de negócios Atacadão para o ano que vem. A Carrefour atribuiu a alteração às “mudanças no ambiente macroeconômico do país”.

Entre 2024 e 2026, a companhia espera converter aproximadamente 40 hipermercados em lojas Atacadão e Sam’s Club. Aproximadamente 20 dessas conversões ocorrerão em 2024. Para o ano que vem, a companhia planeja abrir entre 10 e 12 lojas Atacadão e entre 7 e 9 lojas Sam’s Club.

A Carrefour estima que os gastos de capital para o ano fiscal de 2024 devem variar entre R$ 2,3 bilhões até R$ 2,6 bilhões.

Carrefour lucra R$ 132 milhões no 3T23

O Carrefour Brasil divulgou no final de outubro, o seu balanço do terceiro trimestre de 2023. A companhia reportou lucro líquido de R$ 132 milhões, queda de 59,1% em relação ao mesmo período do ano passado.

A receita líquida da varejista somou R$ 25,5 bilhões no período, representando uma queda anual de 3,3%.

Já o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado totalizou R$ 1,465 bilhão, recuo de 13,4% em comparação com mesma etapa do ano anterior. A margem Ebitda ajustada, por sua vez, caiu de 6,4% para 5,7%.

No terceiro trimestre deste ano, as vendas consolidadas do Grupo Carrefour Brasil totalizaram R$ 28,2 bilhões, representando uma queda de 3,9% na comparação anual, sendo R$ 19,737 milhões do Atacadão, R$ 6,951 milhões do segmento Varejo e R$ 1,514 milhão do Sam’s Club.

As vendas em mesmas lojas (SSS, que considera apenas as lojas que já estavam abertas há um ano) do Atacadão tiveram queda anual de 2,7%. Já as vendas mesmas lojas do varejo, desconsiderando os postos de gasolina, tiveram uma queda anual de 7,7%, enquanto as vendas mesmas lojas do Sam’s Club aumentou 2%.

No online, as vendas totais do grupo chegaram a R$ 2,528 bilhões, um aumento de 49,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O resultado financeiro líquido do Carrefour Brasil foi negativo em R$ 586 milhões entre julho e setembro deste ano.

As despesas gerais, com vendas e administrativas do grupo subiram 3,3% ano a ano, para R$ 3,7 bilhões.

No Banco Carrefour, a inadimplência acima de 90 dias ficou em 13,5% no terceiro trimestre deste ano.