As ações de Grupo Casas Bahia (BHIA3) despencam nesta sexta-feira (15) no Ibovespa, liderando as perdas do índice. Por volta das 15:10 (de Brasília), os papéis da varejista recuavam 9,04%, cotados a R$ 11,37. É a primeira sessão da empresa pós-grupamento de ações, na razão de 25 para 1.
Segundo a Casas Bahia, um veículo de investimento “vinculado a membro da administração da companhia” fará a doação das ações necessárias para completar a carteira de acionistas que detenham um número de papéis da varejista que não seja múltiplo de 25.
“Dessa maneira, o grupamento será operacionalizado e efetivado de modo a não alterar a participação proporcional dos acionistas no capital social da companhia e não afetará os direitos patrimoniais e políticos das ações”, escreveu a Casas Bahia ao mercado.
Casas Bahia (BHIA3) aprova grupamento de ações na proporção de 25:1
O Conselho Administrativo do Grupo Casas Bahia (BHIA3), em Assembleia Geral Extraordinária comunicada em 27 de novembro, aprovou o grupamento das ações ordinárias à razão de 25:1.
A companhia detalhou que cada lote de 25 ações será agrupado em 1, sem alteração do atual capital social da empresa, cujo valor de R$ 5,449 bilhões será mantido, passando a ser dividido em 95.083.231 ações ordinárias, nominativas, escriturais e sem valor nominal, distribuídas entre os acionistas da companhia na mesma proporção por eles detida no momento imediatamente anterior à aprovação do grupamento de ações e sem alteração dos direitos a elas inerentes.
Os acionistas detentores de ações ordinárias de emissão da Casas Bahia em número que não seja múltiplo de 25 poderão, a seu livre e exclusivo critério, ajustar suas respectivas posições via mercado, mediante a composição de suas frações de ações em lotes inteiros múltiplos de 25 ações, mediante negociações na B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão (“B3”), até o dia 27 de dezembro de 2023.
As ações da Casas Bahia passarão a ser negociadas de forma exclusivamente grupada a partir do dia 28 de dezembro de 2023. A liquidação do grupamento da B3 será no dia 2 de janeiro de 2024.