Mercado

Casas Bahia (VIIA3) levanta R$ 622 mi em oferta de ações

Segundo o documento, a companhia levantou R$ 622 milhões

O Grupo Casas Bahia (VIIA3), conhecido anteriormente como Via, anunciou ao mercado no fechamento do mercado nesta quarta-feira (13), que precificou uma oferta pública de ações a R$ 0,80, desconto de quase 28% frente ao fechamento.

De acordo com o documento divulgado pelo Grupo Casas Bahia, a companhia levantou R$ 622 milhões.

Além disso, a companhia aprovou a emissão de quatro bônus de subscrição para cada cinco novas ações adquiridas na oferta. Do preço por ação de R$ 0,80, segundo o Grupo Casas Bahia, o valor de R$ 0,40 será destinado à conta de capital social da companhia, totalizando a quantia de R$ 311.459.713,20 em aumento do capital social.

O valor remanescente de R$ 0,40 será destinado à formação de reserva de capital, em conta de ágio na subscrição de ações, totalizando a quantia de R$ 311,45 milhões destinada à reserva de capital, informou a varejista.

Os coordenadores da oferta são Bradesco BBI, BTG Pactual, UBS, Itaú BBA e Santander Brasil.

Mudança de nome do grupo

Aprovada em assembleia geral com os acionistas, a mudança de nome – e ticker – da Via (VIIA3) para Grupo Casas Bahia (BHIA3) levantou discussões no mercado sobre a motivação e quais são os possíveis impactos previstos para a companhia que passa por uma dura crise.

Em comunicado feito nesta terça-feira (12), a empresa declarou que o novo posicionamento da marca institucional reforça a estratégia de “focar no DNA da sua principal bandeira, resgatando o histórico de bons resultados das categorias core, nas quais somos especialistas e reconhecidos como destino de compras.”

O economista e professor de MBAs da FGV Roberto Kanter explica como esta decisão faz parte de uma estratégia de marketing para fortalecimento da marca. 

“O ‘case’ das Casas Bahia é estudado no mundo todo. Da década de 1980 até meados dos anos 2000 a empresa foi o maior nome do varejo de eletrodomésticos no Brasil. À época, sua política de carnês proporcionou a uma grande parcela das classes C, D e E, historicamente ‘desbancarizadas’, o acesso a produtos novos. Então, este movimento de voltar para a alcunha Casas Bahia busca resgatar o apelo popular construído junto à sociedade”, em entrevista ao BP Money

A ideia de resgatar a popularidade histórica é reforçada pelo próprio anuncio da companhia que, assim como resolveu retomar o nome, decidiu trazer de volta o slogan da Casas Bahia, identificado por décadas pelas famílias brasileiras: “dedicação total a você”.

Além das Casas Bahia, o grupo também é dono da varejista Ponto, antiga Ponto Frio.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile