Banco Master
Foto: Divulgação Banco Master

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli autorizou, na última segunda-feira (15), a retomada das investigações sobre um suposto esquema de fraude financeira envolvendo o Banco Master. A decisão libera novas diligências no inquérito conduzido pela Polícia Federal.

No despacho, Toffoli determinou a oitiva dos executivos investigados do Banco Master, além de dirigentes do Banco Central. As audiências poderão ocorrer de forma presencial ou por videoconferência, desde que sejam gravadas e acompanhadas por magistrados auxiliares do gabinete do ministro.

O ministro também autorizou o delegado responsável pelo caso a solicitar medidas como a quebra de sigilo fiscal, telefônico e telemático dos investigados. No entanto, os pedidos deverão ser individualizados e devidamente justificados antes da análise judicial.

Além disso, Toffoli fixou prazo inicial de 30 dias para a realização das diligências consideradas urgentes. Segundo o ministro, a medida busca garantir o avanço das apurações e proteger o Sistema Financeiro Nacional e seus usuários.

Entre as providências listadas estão os depoimentos formais dos investigados, a oitiva de representantes do Banco Central sobre a atuação do Banco Master e eventuais impactos sobre outras instituições financeiras. O delegado também poderá requisitar informações a órgãos públicos e empresas privadas relacionadas ao caso.

A decisão reforça o avanço das investigações sobre o Banco Master e amplia o escopo das apurações conduzidas pela Polícia Federal.

96,7% veem caso Banco Master como grave e BC vira alvo

Banco Master liquidação continua repercutindo entre investidores e a população. Um relatório da AtlasIntel apontou que o caso extrapola o âmbito de uma crise bancária e atinge diretamente a confiança pública e institucional no País.

O estudo ouviu a população em geral e clientes do banco, indicando um cenário de desconfiança profunda nas estruturas responsáveis por fiscalização e punição.

Um dos indicadores que mais chamou atenção foi que 94% dos brasileiros defende a prisão do dono do Banco Master Daniel Vorcaro.