As ofertas públicas iniciais de ações (IPOs) devem voltar a partir de abril, segundo Gilson Finkelsztain, presidente da B3 (B3SA3), bolsa de valores de São Paulo. As informações são do jornal “O Estado de S. Paulo”.
De acordo com Finkelsztain, o mercado verá ofertas “apenas de empresas mais maduras e de setores mais tradicionais, como energia e saneamento, que consigam fazer ofertas maiores, com chance de atrair estrangeiros.”
A fala de Finkelsztain vai de encontro aos IPOs que já são ventilados no mercado, como a oferta da CTG Energia, prevista para abril deste ano.
IPO da CTG
A CTG Brasil solicitou à CVM, em novembro do ano passado, uma autorização para um IPO que estava planejado para janeiro ou fevereiro deste ano. A CTG Brasil é uma das maiores geradoras de energia do País com 8,3 GW de capacidade.
A CTG tinha como objetivo lançar o IPO até fevereiro de 2023, porém a companhia irá esperar pelos números do primeiro trimestre.
Segundo o jornal “O Estado de S. Paulo”, a estimativa é que a operação movimente R$ 5 bilhões. A CTG, que atua em geração de energia hidrelétrica e eólica, é controlada pela China Three Gorges Corporation.