Fabricantes chineses de baterias e automóveis se uniram em uma iniciativa liderada pelo governo para impulsionar a comercialização de baterias de estado sólido. Essa cooperação representa um desafio significativo para o Ocidente e o Japão em uma área de tecnologia que tem o potencial de transformar o mercado de veículos elétricos.
Com o intuito de estabelecer uma cadeia de suprimentos de baterias de estado sólido até 2030, Pequim lançou em janeiro um consórcio denominado Plataforma de Inovação Colaborativa para Baterias de Estado Sólido da China (Casip). Esse consórcio reúne governo, instituições acadêmicas e indústria, incluindo rivais no setor de baterias, como as gigantes CATL e BYD.
A China está aumentando os esforços em pesquisa e desenvolvimento de baterias, incorporando tecnologias como inteligência artificial e outras inovações.
“Precisamos estar preparados para o risco de que a tecnologia de baterias totalmente de estado sólido possa derrubar a vantagem da China em baterias automotivas”, disse Ouyang Minggao, professor da Universidade de Tsinghua especializado no desenvolvimento de tecnologias relacionadas ao setor automotivo, durante uma cerimônia que marcou o estabelecimento da organização em Pequim em 21 de janeiro.
Criação de um órgão
Durante um discurso para mais de 200 representantes de agências governamentais, indústria, universidades, institutos de pesquisa e fundos de investimento, Ouyang destacou a importância da criação do órgão intersetorial. O consórcio se dedicará à pesquisa básica, desenvolvimento de tecnologias-chave e à fabricação conjunta de veículos elétricos equipados com baterias de estado sólido, além de estabelecer uma cadeia de abastecimento para esses veículos.
A Casip busca desenvolver e produzir baterias de estado sólido competitivas globalmente, com foco nas empresas chinesas como peças centrais desse esforço.
Entre os fabricantes de baterias que fazem parte da aliança estão CATL, FinDreams Battery (subsidiária da BYD), CALB, EVE Energy e Gotion High-tech. Seis dos principais fabricantes de baterias automotivas do mundo estão envolvidos na iniciativa, representando o setor líder da China. Além disso, montadoras de automóveis, principalmente estatais, e empresas privadas como BYD e Nio também estão participando.
O esforço ambicioso de Pequim é notável por reunir concorrentes para o projeto. Empresas como CATL e BYD competem ferozmente pela participação no mercado de baterias de fosfato de ferro-lítio, um setor dominado por empresas chinesas. A CATL até processou a CALB e a Svolt Energy Technology, outra fabricante de baterias do consórcio, por violação de patentes.
Miao Wei, vice-presidente da Comissão de Assuntos Econômicos da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, um órgão consultivo político, esteve presente na cerimônia representando o governo. Miao, ex-alto executivo de uma montadora estatal e ex-ministro da Indústria da China responsável pela política automotiva, mantém influência significativa nesse setor.