Economia chinesa

China: PMI industrial sobe para 50,8 e supera expectativas

Esta foi a primeira expansão na manufatura chinesa após cinco meses de contração

PMI da China sobe em março
PMI da China sobe / Divulgação

De acordo com dados divulgados pelo Escritório Nacional de Estatísticas (NBS) no fim de semana, o Índice de Gerentes de Compras (PMI) industrial da China avançou de 49,1 em fevereiro para 50,8 em março.

O resultado reportado na China surpreendeu as expectativas dos analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam um avanço do PMI industrial para 50.

Além disso, uma leitura acima de 50 indica a primeira expansão na manufatura chinesa após cinco meses de contração.

Segundo a pesquisa do NBS, o Índice de Gerentes de Compras (PMI) dos serviços chineses oficiais aumentou de 51 em fevereiro para 52,4 em março.

China: Syngenta retira pedido de IPO da Bolsa de Xangai

O gigante asiático de sementes e pesticidas, o Grupo Syngenta, retirou seu IPO (Oferta Pública Inicial) de US$ 9 bilhões da bolsa de Xangai. Esse é outro revés para os mercados acionários da China, após o Alibaba Group Holding cancelar a listagem de seu braço logístico nesta semana.

A Syngenta declarou nesta sexta-feira (29) que irá “procurar reiniciar o processo de listagem, seja na China ou em uma bolsa global diferente, quando as condições forem adequadas”. Além disso, acrescentou que “também explorará fontes alternativas de financiamento”. As informações são do “Valor”.

O anúncio é mais um golpe que o cenário das ações chinesas enfrenta, com a economia sendo afetada pela crise imobiliária. O índice de referência CSI 300 chegou ao menor patamar em cinco anos no início de fevereiro. O dado está 39% inferior ao seu pico de 2021.