Cogna (COGN3) aumenta lucro ajustado em 113% no 1T23

Cogna saiu de prejuízo líquido no 1T22 de R$ 13,1 milhões para lucro de R$ 54,386 milhões no 1T23

A Cogna (COGN3) anunciou um lucro líquido ajustado de R$ 117,7 milhões no primeiro trimestre de 2023, um crescimento de 112,9% na comparação com o mesmo período do ano passado, informou nesta quinta-feira (11). As informações são do Info Money

O grupo apontou que o expressivo crescimento entre trimestres é resultado da combinação de: (i) aumento de 10,4% em resultado operacional; (ii) redução de 10,3% em despesas corporativas e; (iii) redução de 43,6% em itens não recorrentes.

O Ebitda recorrente somou R$ 452,4 milhões, um aumento de 12,6%. Já a margem Ebitda chegou a 34%, uma leve baixa de 0,1 p.p (ponto percentual). 

O CEO da Cogna, Roberto Valério, contou ao Info Money que este foi o melhor primeiro trimestre em algum tempo. “A Cogna está crescendo forte, impulsionada pelas três empresas, tanto por Vasta quanto por Saber e Kroton”, destacou.

O executivo citou alguns dados da Kroton que corroboram esse argumento. A empresa apresentou crescimento de 9,7% na base de alunos total versus os primeiros três de 2022, 100 mil alunos a mais, alcançando o total de 1,128 milhão de alunos em graduação.

Cogna (COGN3) tem lucro de R$ 76 mi no 4T22 e reverte prejuízo

A Cogna (COGN3), maior grupo educacional do país, registrou um lucro líquido ajustado de R$ 76,1 milhões no quarto trimestre, revertendo um prejuízo de R$ 65,5 milhões no mesmo período de 2021. 

No acumulado de 2022, o balanço da Cogna mostrou prejuízo de R$ 52,6 milhões, representando uma baixa de 48% ante o ano de 2021.O Ebitda mostrou alta de 13%, para atuais R$ 471,5 milhões. No ano inteiro, o Ebitda foi de R$ 1,46 bilhão, 13,2% a mais que 2021. 

Já a receita líquida foi de R$ 1,696 bilhão, no quarto trimestre, um aumento de 15,8% na comparação anual. No ano, a receita da Cogna foi de R$ 5,09 bilhões, com crescimento de 6,6% ante o ano anterior.

“O ano de 2022 foi de inflexão, após a reestruturação que fizemos em 2020. Agora, é hora de pensar em novas teses de crescimento”, disse Roberto Valério, presidente da Cogna.