A SmartFit revelará nesta segunda-feira (12) a precificação do seu IPO (oferta pública inicial, na sigla em inglês) em meio ao anseio de investidores pela abertura de capital da empresa na Bolsa de Valores. A demanda da companhia está muito acima do usual e as reservas chegam a 20 vezes o tamanho da oferta, incluindo a parte referente a Dynamo, CPPIB e GIC. Caso o percentual já pertencente às âncoras fosse retirado, a demanda ligada ao resto do mercado alcançaria 29 vezes a oferta.
Os coordenadores da rede de academias passaram o final de semana discutindo a faixa de preço das ações, que está de R$ 20 a R$ 25. A reunião foi marcada para debater a possibilidade de emplacar a oferta no topo da faixa, visto a demanda, porém pode ser benéfico deixar “um troco na mesa” e garantir posições estratégicas que ficam de fora desse topo.
“A demanda está elevada tanto na parte institucional quanto de varejo, porque o IPO é visto como um case de retomada”, afirma Pedro Queiroz, head de renda variável da BP Money. “A SmartFit sofreu muito durante a pandemia graças às medidas restritivas, mas com o afrouxamento das proibições e o avanço da vacinação essa questão acaba impulsionando a empresa.”
Além disso, a companhia está a venda a um múltiplo de 15 vezes Ebitda, equivalente a um Ebitda normalizado, sem os efeitos da crise, de 7 vezes Ebitda. O preço se assemelha ao de grandes varejistas, e tendo em vista o dano causado pela pandemia, é um valor aceitável pelos agentes financeiros.
“O case da SmartFit está muito atrelado à forte geração de caixa da empresa, que tem expressivas taxas de crescimento”, pontua Queiroz. “Vale frisar que esse é um crescimento orgânico, gerado através da abertura de novas academias, por exemplo.”
Para o futuro, o head de renda variável acredita que as projeções são positivas. “A tendência agora é que a empresa cresça ainda mais e o mercado gosta desse movimento de retomada, então pode ser um bom momento para investir no setor.”
Com a repercussão e alta procura na oferta inicial da SmartFit, a concorrente BlueFit tenta se aproveitar do excesso na demanda para canalizar investidores ao seu próprio IPO, planejado para outubro. A empresa já começou um non deal roadshow e se reuniu com cerca de 40 fundos nas últimas semanas.