CNPE

Brasil ingressa em ‘instância de diálogo’ na Opep, diz ministro

A entrada do Brasil no grupo não prevê sua participação em decisões que visem ao corte da produção de petróleo, afirmou a pasta

Petróleo/ Foto: Freepik
Petróleo/ Foto: Freepik

O CNPE (Conselho Nacional de Política Energética) aprovou, nesta terça-feira (18), a participação do Brasil na “Carta de Cooperação” entre países produtores de petróleo, um foro consultivo entre membros e não membros da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo). A informação foi divulgada pelo Ministério de Minas e Energia.

De acordo com a pasta, trata-se de uma “instância de diálogo” composta por ministros que atuam na área de energia e petróleo, com previsão de encontros regulares em nível técnico.

A entrada do Brasil no grupo não prevê sua participação em decisões que visem ao corte da produção de petróleo, afirmou a pasta.

“A Carta também não limita ou afeta o direito do Brasil à soberania sobre a exploração e gestão de seus recursos naturais. Nesse contexto, o país poderá continuar desenvolvendo sua política energética de acordo com seus próprios interesses”, disse o comunicado oficial.

Brasil: portos têm recorde de movimentação em 2024

Os portos brasileiros tiveram um recorde de movimentação em 2024, com 1,32 bilhão de toneladas transportadas, o que representa uma alta de 1,18% em relação a 2023, em que já havia sido registrado um recorde. Os dados foram divulgados pela Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários).

Os avanços mostram um crescimento estruturado, com leve queda no fluxo de granéis sólidos que foi compensada pela alta no transporte em contêineres, responsáveis pelo novo recorde, disse o diretor-geral da agência, Eduardo Nery, segundo o “Globo Rural”.

As cargas de contêineres atingiram um total de 153,33 milhões de toneladas, o que representa uma alta de 20% em relação ao ano anterior. De acordo com Nery, o crescimento tem relação com a utilização cada vez maior dos contêineres para transportar commodities, como algodão, açúcar, café e proteína animal.

Também houve crescimento das cargas para a indústria

Mas Nery também observou que houve um aumento das cargas ligadas à indústria, especialmente aos insumos para uso no setor industrial.

Entre as cargas transportadas em contêineres, o maior fluxo corresponde a plásticos, produtos químicos orgânicos e ferro e aço.