O preço das commodities com influência sobre a inflação apresentou queda de 3,05% em março, após variação negativa de 4,45% em fevereiro, como apontou o IC-Br (Índice de Commodities Brasil). A informação foi divulgada nesta quarta-feira (9) pelo BC (Banco Central).
Em 12 meses, o indicador acumula alta de 21,02%. O IC-Br é calculado com base nos preços das commodities agrícolas, metálicas e energéticas, convertidos para reais. Em dólares, a variação foi negativa em 2,89% em março, mas com alta de 4,73% no acumulado de 12 meses.
Entre os três subgrupos que compõem o IC-Br, o de commodities agropecuárias (como carne bovina, carne suína, algodão, óleo de soja, trigo, açúcar, milho, arroz, café, suco de laranja e cacau) registrou queda de 4,97% em março, com alta de 18,65% em 12 meses.
Já o preço das commodities metálicas (minério de ferro, alumínio, cobre, estanho, zinco, chumbo, ouro, níquel e prata) subiu 3,54% no terceiro mês de 2025 e fechou o período de 12 meses com avanço de 39,60%, como apontou o Valor.
As commodities energéticas (petróleo Brent, gás natural e carvão), por sua vez, tiveram queda de 1,53% em março. Em 12 meses, o aumento foi de 12,56%.
Índice do medo atinge maior patamar desde a pandemia
O Índice VIX, conhecido em Wall Street como o índice do medo, apresentou crescimento nesta segunda-feira (07). O medidor chegava aos 47,68 pontos as 9h52 (horário de Brasília), uma alta de 5,80% e atingiu o maior valor desde a pandemia de covid-19.
O índice chegou a operar perto dos 60 pontos perto das 2h da manhã, valor que não era visto desde a crise do subprime nos EUA em 2008. A guerra tarifária empreendida pelo presidente norte-americano Donald Trump fez com que mercados despencassem nos dois dias após o anúncio das tarifas na quarta-feira (02).
Normalmente, valores acima de 30 pontos são sinais de cautela para o mercado e indicam períodos de grande incerteza, o que reforça o sinal ligado nesta manhã. A ausência de novas orientações pelo governo deixou investidores preocupados e causou derretimento de bolsas na última sexta-feira (05).