Almirante Tamandaré

Petrobras (PETR4) bate recorde de produção em Búzios

Navio-plataforma Almirante Tamandaré, da Petrobras (PETR4) atingiu a marca de 225 mil barris/dia de petróleo nesta quinta-feira (14)

FPSO P-75, uma das plataformas que operam no Campo de Búzios. (Foto: reprodução/Petrobras)
FPSO P-75, uma das plataformas que operam no Campo de Búzios. (Foto: reprodução/Petrobras)

O navio-plataforma Almirante Tamandaré, da Petrobras (PETR4) atingiu a marca de 225 mil barris/dia de petróleo nesta quinta-feira (14), a maior quantidade de petróleo produzida por uma única plataforma na história da empresa.

De acordo com informações da Agência Brasil, o FPSO (Floating Production Storage and Offloading, em português: navio que produz, transporta e armazena petróleo) está em operação desde fevereiro no Campo de Búzios, a cerca de 180 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, na Bacia de Santos.

A marca recorde foi atingida pelo navio três meses antes do projetado, novembro. Atualmente, o Almirante Tamandaré está ligado a cinco poços de petróleo. A Petrobras prevê que o FPSO seja ligado ao total de oito poços.

O Campo de Búzios foi descoberto pela Petrobras em 2010 e é visto pela empresa com capacidade de superar em breve Tupi, também na Bacia de Santos, como o de maior produção da empresa. O enorme potencial dos reservatórios de petróleo permitiu à Petrobras contratar navios-plataforma de grande capacidade para a região.

Para efeito de comparação, a espessura de Búzios é como se fosse a altura do Pão de Açúcar, e a área equivale a duas vezes a Baía de Guanabara.

Almirante Tamandaré é a primeira plataforma de grande capacidade em Búzios. O projeto de produção de petróleo tem mais cinco unidades em construção, sendo três de alta capacidade.

A diretora de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobras, Renata Baruzzi, lembra que a capacidade média das plataformas pelo mundo é em torno dos 150 mil barris de óleo por dia. “Alcançamos outro patamar de produtividade, só possível em campos como o de Búzios”.

No último dia 29, a Petrobras informou que a produção de óleo no pré-sal no segundo trimestre de 2025 foi 1,974 milhões de barris por dia, incremento de 6,5% em relação à do trimestre anterior.

Búzios é operado pela Petrobras em consórcio com as chinesas CNOOC e CNODC. Outras cinco plataformas operam na localidade: P-74, P-75, P-76, P-77 e Almirante Barroso.