Os contratos futuros de petróleo encerraram tanto o dia quanto a semana com uma queda significativa, impulsionada pelas crescentes preocupações com a economia dos EUA. Isso ocorreu após a divulgação de dados econômicos e de emprego mais fracos do que o esperado.
Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o petróleo WTI com vencimento em setembro caiu 3,79%, finalizando o dia a US$ 76,81 por barril.
Na Intercontinental Exchange (ICE), o Brent para o mesmo mês teve uma queda de 3,52%, fechando a US$ 76,81 por barril. Ao longo da semana, o Brent registrou uma redução de 4,07%, enquanto o WTI caiu 4,45%.
Na última sexta-feira (2), os dados mostraram que os EUA criaram apenas 114 mil novas vagas de emprego em julho, bem abaixo dos 185 mil previstos por analistas, e a taxa de desemprego subiu para 4,3%, superando a expectativa de 4,1%.
Os dados econômicos decepcionantes elevam as chances de uma recessão, o que pode afetar negativamente a demanda por petróleo.
Petróleo: estoques dos EUA contrariam estimativa e recuam
O volume de petróleo nos EUA recuou em 4,87 milhões de barris na semana encerrada na última sexta-feira (12), para 440,226 milhões, conforme dados divulgados nesta quarta-feira (17) pelo DoE (Departamento de Energia) norte-americano.
O resultado dos estoques de petróleo EUA foi mais intenso que o esperado pelo mercado, que aguardava “estabilidade”.
Os estoques de gasolina dos EUA, por sua vez, registraram uma alta de 3,328 milhões de barris na semana, para 232,99 milhões de barris. Já em relação a esse dado, o mercado esperava uma queda de 1,3 milhões de barris.
Os estoques de produtos destilados também avançaram 3,454 milhões de barris na semana passada, para o montante de 128,006 milhões de barris, ao passo que o consenso estimava uma queda de 400 mil barris.
Os dados do DoE também apontaram que o volume de petróleo em Cushing, onde está localizado o centro de distribuição no estado de Oklahoma, recuou 875 mil barris na semana, para 32,664 milhões de barris. Segundo o “Valor”, os estoques da reserva estratégica de petróleo dos EUA se elevaram em 650 mil barris, para 33,722 milhões de barris.