
Os preços do petróleo registraram forte queda nas negociações na Ásia nesta sexta-feira (21). O movimento faz os mercados acreditarem que a commodity deve fechar a semana no vermelho, ao passo que investidores avaliavam uma proposta de paz para a Ucrânia apoiada por EUA e Rússia e acompanhavam a entrada em vigor de sanções adicionais contra gigantes do setor energético russo.
Por volta das 7h (horário de Brasília), os contratos futuros do petróleo tipo Brent para janeiro recuavam 2,11%, cotados a US$ 62,03 por barril. O WTI (West Texas Intermediate), com o mesmo vencimento, caía 2,47%, para US$ 58,38. Informações do Investing, ambos acumulavam contração de cerca de 3% na semana, em meio à retomada das exportações no principal terminal russo e ao aumento das preocupações com excesso de oferta global.
Petrobras (PETR4) faz nova descoberta de petróleo
A Petrobras (PETR4) anunciou nesta segunda-feira (17) a descoberta de petróleo de excelente qualidade no pós-sal da Bacia de Campos. A confirmação ocorreu no poço exploratório 4-BRSA-1403D-RJS, perfurado no bloco Sudoeste de Tartaruga Verde.
Em comunicado à CVM (Comissão de Valores Mobiliários), a estatal informou que o poço está localizado a 108 quilômetros da costa de Campos dos Goytacazes (RJ), em lâmina d’água de 734 metros. A perfuração já foi concluída.
Segundo a Petrobras, a presença de petróleo foi identificada por meio de perfis elétricos, indícios de gás e amostras de fluido coletadas durante a perfuração.
Esses materiais ainda passarão por análises laboratoriais para caracterização dos reservatórios e dos fluidos, etapa que definirá o potencial comercial da área.