Em momentos de incertezas no cenário econômico, investir em empresas que são boas pagadoras de dividendos pode ser uma boa saída para garantir rendimentos na carteira de ações. Em 2022, dez empresas pagaram mais de 10% em dividendos. A Petrobras liderou o ranking, com 56,4% de dividend yield (retorno de dividendos) em PETR4 e 53% em PETR3.
Confira, abaixo, a lista de empresas que pagaram mais dividendos, segundo pesquisa do TradeMap:
Petrobras (PETR4): 56,4%; Petrobras (PETR3): 53%
Bradespar: 16,4%
Copel: 15,6%
CSN Mineração: 14,3%
Taesa: 13,3%
Banco do Brasil: 13,3%
Cemig: 12,9%
Gerdau: 12,2%
CPFL Energia: 11,9%
Marfrig: 11,3%
Petrobras
A Petrobras divulgou lucros recordes em 2022. Com os números, consequentemente, a distribuição de proventos também foi alta. Não à toa, a empresa deu um retorno de 56,4% em dividendos para seus acionistas.
Apesar de ter dividendos recordes em 2022, os números podem não se sustentar para o ano que vem. Isso porque a Petrobras é uma estatal e não depende somente do preço do petróleo e das questões de mercado para dar bons resultados. O governo pode ter um papel importante em mudanças nas direções da empresa.
O PT, inclusive, já sinalizou que pretende fazer com que as estatais tenham um papel mais social no ano que vem. Com isso, os dividendos da petroleira podem ficar em segundo plano.
Bradespar
O braço de investimentos em participação em outras empresas do Bradesco registrou um retorno de 16,4% em dividendos. A companhia tem grande parte dos investimentos na Vale.
Nos últimos anos, a Bradespar teve boa distribuição de dividendos, o que está diretamente ligado ao aumento de preço do minério de ferro, que beneficiou a Vale.
Copel
A Companhia Paranaense de Energia (Copel), controlada pelo governo do Paraná, teve um yield de 15,6% no acumulado do ano. Desde 2021, a companhia tem distribuido bons proventos, mas para o ano que vem os números podem cair, já que no acumulado de 2022 até setembro, o lucro da empresa teve queda de 88,7% frente ao mesmo período do ano anterior.
CSN Mineração
A CSN Mineração, braço da CSN, registrou uma distribuição de proventos de 14,3%. O lucro da empresa, no terceiro trimestre, teve queda de 36% frente ao mesmo intervalo do ano anterior.
Taesa
Com um yield de 13,3%, a Taesa fecha o top 5 das empresas que mais pagaram dividendos em 2022. A companhia é considerada uma das mais consistentes em pagamento de dividendos.
A Taesa distribui dividendos, de forma recorrente, desde 2012. Em 2020, a companhia aumentou seus resultados e, consequentemente, a sua distribuição de proventos. A Taesa não tem um resultado negativo em algum trimstre há 10 anos.
O BP Money destaca que essa nota não configura uma recomendação de investimentos.