Vantagens

Conta global: especialistas recomendam para simplificar transações

Dois especialista destacaram as vantagens e destacaram fatores de atenção para abrir uma conta global

Conta global / Freepik
Conta global / Freepik

A globalização e o crescimento da mobilidade internacional transformou o gerenciamento de recursos em várias moedas em necessidade para muitos.

Desse modo, abrir uma conta global pode ser uma boa alternativa para simplificar transações internacionais, para se proteger contra a volatilidade cambial e explorar novas oportunidades de investimento.

Pensando nisso, abrir uma conta global traz uma série de vantagens que ultrapassam a simples conveniência de realizar pagamentos em moedas estrangeiras.

Marcus Labarthe, sócio-fundador da GT Capital, destaca que além de oferecer proteção contra a volatilidade cambial e a inflação na moeda local, uma conta global facilita as transações internacionais. “Ela também ajuda a economizar em taxas de conversão de moedas e proporciona acesso a uma variedade maior de investimentos globais”.

Ainda destaca que, para quem viaja, é uma forma prática de planejar financeiramente mantendo fundos na moeda do destino, diz Labarthe.

Redução de impostos

O especialista em mercado de capitais e sócio da Matriz Capital, Felipe Castro, ressalta que, em geral as pessoas buscam abrir uma conta global para manter recursos em moedas fortes como o dólar, reduzir a incidência de impostos como o IOF, e garantir a disponibilidade imediata de dinheiro para estadias no exterior.

“Sem o risco de transportar todo o dinheiro em espécie, a conta global apresenta-se como uma forma mais barata e segura de levar dinheiro para o exterior”, completa Castro.

Castro ainda reforça essa ideia, destacando que, atualmente as compras no exterior feitas com cartão de crédito emitido no Brasil são taxadas em 5,38% pelo IOF.

“Enquanto em uma transferência internacional para a mesma titularidade paga 1,1%. Essa economia pode fazer diferença em uma estadia no exterior”, diz o especialista em mercado de capitais.

Destaque da conta global em conversão

A conta global também se sobressai na conversão de moedas. Marcus Labarthe explica que, as contas globais constumam oferecer taxas de câmbio mais competitivas e maior transparência comparadas a outras opções. Bem como, artões de crédito ou casas de câmbio.

“Além disso, elas centralizam o gerenciamento de múltiplas moedas, o que é mais conveniente e seguro do que carregar dinheiro físico”, acrescenta Labarthe.

Fatores para levar em conta

Labarthe orienta, para quem pensa em abri uma conta global, é fundamental analisar as taxas de câmbio e spreads, a usabilidade da plataforma (incluindo internet banking e aplicativos móveis), a variedade de moedas disponíveis e os serviços adicionais, como cartões internacionais e suporte ao cliente.

Ainda destaca a necessidade de verificar a regulamentação e a segurança da instituição financeira.

Além disso, Castro ressalta a importância de observar os custos na conta global, tanto de manutenção quanto de câmbio.

“Na XP Investimentos, por exemplo, a conta global não tem custo de manutenção e conta com um cartão que pode ser físico ou virtual. É importante também observar o spread, que é o custo da transferência”, diz.

O especialista também destaca que no mercado, as instituições podem cobrar spreads variando de menos de 1% até mais de 2%. “Esse custo pode ter um impacto significativo, especialmente quando os valores movimentados são elevados”, ressalta.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile