O BTG Pactual realizou uma reunião com líderes da Cosan (CSAN3), incluindo o CEO Nelson Gomes e o CFO Rodrigo Araujo, para analisar a evolução da empresa.
Ao longo dos últimos 16 anos, a Cosan tem passado por ciclos de alta alavancagem seguidos por períodos de consolidação e redução de dívida.
De acordo com o banco, Gomes e Araujo enfatizaram durante o encontro que a empresa está atualmente em um processo de redução de alavancagem.
Isso envolve ajustar suas estratégias em um contexto econômico desafiador, caracterizado por incertezas políticas e aumento das taxas de juros.
“A Cosan tem adotado uma abordagem pragmática para a alocação de capital e focado na excelência operacional, resultando na redução de investimentos não essenciais”, comenta o BTG.
Recentemente, a empresa alienou ativos que não eram considerados estratégicos por meio de suas subsidiárias Raízen, Rumo e Compass.
“A liquidez robusta da companhia e o próximo vencimento significativo de dívida em 2027 oferecem tempo para ajustar o portfólio e explorar novas oportunidades”, destaca o banco.
Na visão do banco, essa estratégia tende a incrementar os dividendos distribuídos e aprimorar a capacidade de cobertura dos juros.
Assim, o BTG Pactual reitera sua recomendação de compra para as ações da Cosan, destacando a gestão pragmática da empresa e as avaliações atuais que, segundo eles, oferecem um potencial considerável para geração de valor aos acionistas.
Cosan (CSAN3) contrata BofA, JPMorgan e Citi para IPO nos EUA da Moove
A Cosan (CSAN3) está contratando bancos para realizar um possível IPO (oferta pública inicial de ações) nos EUA de sua subsidiária produtora e distribuidora de lubrificantes, a Moove.
BofA (Bank of America), JPMorgan Chase (JPMC34) e Citi (CTGP34) são os bancos envolvidos na operação. Segundo informações obtidas pelo “InfoMoney”, fontes próximas à Cosan (CSAN3) disseram que a listagem poderá ocorrer no segundo semestre de 2024, dependendo das condições de mercado.
A Moove produz, distribui e vende lubrificantes e graxas para indústrias como a agrícola e a automotiva. A companhia se destaca como uma das maiores produtoras e distribuidoras de lubrificantes e óleos básicos na América do Sul, EUA e Europa.