Certificação Profissional Anbima

CPA terá equivalência na Europa a partir de 2025

A medida pode beneficiar mais de 410 mil profissionais brasileiros certificados pela Anbima.

Gestoras de investimentos alternativos crescem e têm mais de R$ 13 bi
Investimentos / Freepik

A Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) anunciou nesta quinta-feira (18) que a partir de 2026 a CPA será reconhecida oficialmente em território espanhol e vice-versa.

A medida pode beneficiar mais de  410 mil profissionais brasileiros certificados pela Anbima.

Acordo foi firmado com a EFPA Espanha (Associação Espanhola de Assessores Patrimoniais). Os certificados emitidos pela EFPA permitem atuação em toda a União Europeia, diz o comunicado. A parceria tem validade inicial de três anos.

A primeira equivalência atrelada ao acordo será entre a CPA (Certificação Profissional Anbima) e a EIP (Profissional Europeu de Investimentos). O reconhecimento começa a valer no início de 2026, quando entra em vigor nossa nova estrutura de certificações voltadas à área de distribuição de produtos financeiros. 

O reconhecimento da certificação brasileira está alinhado às exigências da MiFID II (Norma Diretiva dos Mercados de Instrumentos Financeiros), regulação que orienta o mercado financeiro europeu e visa tornar os mercados mais transparentes, eficientes e resilientes.

BTG e IMGA lançam fundo elegível ao Golden Visa em Portugal

A BTG Pactual Asset Management anunciou nesta quinta-feira (4) o lançamento do fundo  BTG Pactual GV Corporate Bonds 60/40 desenvolvido em parceira com a gestora portuguesa IMGA. O fundo é elegível ao Golden Visa Portugal, programa de residência por investimento do país europeu.

O fundo é registrado e distribuído em Portugal e voltado para investidores que buscam crédito corporativo europeu e latino-americano. O objetivo é oferecer uma estratégia conservadora, priorizando estabilidade, preservação de capital e diversificação geográfica.

“O BTG Pactual GV Corporate Bonds 60/40 alia a força e presença local de nossa gestora na América Latina, com a experiência da IMGA no mercado português, oferecendo uma solução diferenciada para investidores que buscam segurança, diversificação e o benefício do Golden Visa português”, afirmou Rubens Henriques, CEO da BTG Pactual Asset Management.