Caixa
Foto: Caixa Econômica Federal/Divulgação

A Caixa anunciou nesta terça-feira (7) o lançamento do seu primeiro fundo de investimentos dedicado a criptomoedas. Batizado de CAIXA Expert Hashdex Nasdaq Crypto Index FIC, o fundo fará parte do portfólio da Caixa Asset, gestora de recursos do banco. Informações via Exame.

Resultado de uma parceria com a gestora Hashdex, o fundo é do tipo multimercado e buscará replicar o desempenho do Nasdaq Crypto Index, índice oferecido na bolsa de valores dos EUA. A Hashdex foi a responsável por desenvolver esse índice.

O fundo da Caixa vai investir de “forma diversificada nos ativos mais relevantes do mercado global de cripto”. A empresa ressaltou ainda que o lançamento “marca a entrada da Caixa Asset nessa classe de ativos e amplia as opções reguladas de investimento em cripto para o varejo brasileiro”.

O fundo será aberto ao público e terá aplicação mínima de R$ 100, com prazo de resgate D+1 (no dia útil posterior à operação) ara compra de cotas e D+8 para liquidações. Segundo a Caixa, “a estrutura foi pensada para equilibrar liquidez, acessibilidade e segurança regulatória”.

O diretor-presidente da Caixa Asset, Humberto Magalhães, disse que “o mercado de criptoativos vem crescendo rapidamente e se tornando parte importante dentre as opções de investimento”.

“Nosso objetivo é permitir que o cliente da Caixa tenha acesso a essa tendência de forma simplificada, por meio de um investimento regulado. É mais uma forma de diversificar as opções de investimentos e participar dessa evolução tecnológica que está transformando o mercado financeiro, atraindo um público com maior apetite a riscos, incluindo os jovens”, ressaltou.

Magalhães também comentou que “a oferta do produto aos clientes será acompanhada de uma orientação quanto à volatilidade dos criptoativos e da conscientização quanto a pertinência de diversificação da alocação dos recursos disponíveis”.

Já o diretor de Estratégias de Investimento da Hashdex, Henry Oyama, avaliou que a parceria com “uma das casas de gestão mais relevantes do país” é um “passo histórico para ampliar o alcance dessa indústria. É a combinação entre a solidez de uma gestora com tradição no mercado local e a expertise de quem lidera o mercado cripto no mundo”.

Com esse lançamento, a Caixa entra para o grupo de bancos tradicionais que lançaram fundos de investimentos em criptomoedas, como BTG Pactual, Itaú, Safra, Bradesco e Santander.