O Presidente, João Pedro Nascimento, e o Superintendente de Desenvolvimento de Mercado da CVM, Antonio Carlos Berwanger, ambos da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), abriram o primeiro painel do 24º Encontro Internacional de RI e Mercado de Capitais destacando o desenvolvimento e importância do setor.
Nascimento destacou, inicialmente, que o mercado de capitais cresceu em tamanho e em complexidade, mas também em capilaridade.
“No passado as discussões eram extremamente privativas, aconteciam somente, em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, agora, queremos reduzir as diferenças regionais”, afirmou durante o evento nesta segunda-feira (26), que conta com cobertura do BP Money.
Berwanger, por sua vez, ressaltou que a CVM está comprometida em promover o crescimento econômico por meio do mercado de capitais.
“Celebramos o recorde histórico dos investidores operantes na B3, mas o Brasil tem a capacidade de ter 5% da sua população investindo no mercado de capitais nos mais diferentes produtos”, completou Nascimento destacando o potencial do País.
“O mercado de capitais deve ser uma ferramenta para gerar uma boa aposentadoria e uma boa renda aos investidores”, ressaltou Nascimento.
Chegada dos influencers digitais
Nesse sentido, Berwanger afirmou que a CVM reconhece a função importante dos influenciadores digitais no mercado de capitais, mas salientou a preocupação em relação a eles.
Berwanger destaca que deve haver uma conscientização e promoção do mercado, isso porque, muitas vezes, é possível notar que esses influencers ultrapassam uma linha tocante reguladas pelas CVM.
Nascimento relembra que anteriormente, os documentos eram extensos para decidirmos onde investir, com pouco acesso à informação, e hoje, os influenciadores são os próprios analistas e repassam as informações de maneira rápida e breve.
24º Encontro de Relações com Investidores e Mercado de Capitais
O IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) e a ABRASCA (Associação Brasileira das Companhias Abertas) promovem um evento sobre Relações com Investidores e Mercado de Capitais, nesta segunda-feira (26) e terça-feira (27).
O evento trará pautas como as ações da CVM para 2023 e 2024; a gestão da Comunicação em empresas com múltiplas áreas de RI; o que o investidor espera do RI; a Comunicação em situações de crise; ESG – Evolução e Regulamentação; tendências globais para um RI Digital; além da divulgação da Pesquisa IBRI Deloitte sobre “Evolução da agenda ESG: o valor das ações de responsabilidade no mercado de capitais”.