A partir desta semana, o destaque que promete mexer com o mercado fica por conta dos dados da inflação. No Brasil, o foco principal segue para o IPCA de fevereiro, com a previsão de divulgação para a terça-feira (12).
Durante a semana, outros dados ficam por conta da publicação de pesquisas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), sobre indústria, comércio e serviços, de acordo com o InfoMoney.
Além disso, uma novidade importante a todos que acompanham o Ibovespa diariamente é o novo horário de fechamento. Devido ao início do horário de verão nos EUA, a Bolsa brasileira volta a encerrar às 17h.
Cronograma de divulgação dos dados
Segunda-feira (11)
Logo no começo da semana, a FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) apresentará os números semanais do IPC (Índice de Preços ao Consumidor). Ao mesmo tempo, a FGV ( Fundação Getúlio Vargas) trará a prévia do IGP-M (Índice Geral de Preços ao Mercado) e a CNI (Confederação Nacional das Indústrias) apresentará os indicadores industriais de janeiro.
Quanto ao IPCA, o consenso LSEG espera alta de 0,77%, na comparação mensal. A equipe econômica do Itaú também registrou suas estimativas.
“Esperamos que a inflação registre um aumento mensal de 0,80%. A taxa anual permanecerá praticamente estável em 4,5%. Em relação ao núcleo da inflação, esperamos que o IPCA Ex-3 acelere para 3,6% (3mma saar, de 3,2% em janeiro), com serviços subjacentes mais elevados (5,9%, de 5,3%, ainda refletindo reajustes de serviços bancários)”, disseram.
Terça-feira (12)
A movimentação fica por conta do BC (Banco Central), com o Boletim Focus. O relatório apresenta ao mercado os dados projetados sobre a Selic, IPCA, câmbio e demais indicadores relevantes.
Além do BC, o IBGE também divulgará os dados de custos e índices da construção civil do mês passado. Junto a eles, a CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) registrará o 6º levantamento da safra de grãos 2023/2024, enquanto a CNI virá com o ICEI – índice de confiança do empresário industrial – de março.
Quarta-feira (13)
Espera-se a divulgação da pesquisa de geração de emprego formal, no Brasil, realizada pelo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), com 50 mil novas vagas de trabalho. Novamente, o IBGE segue seu calendário de dados com a Pesquisa Industrial Mensal – Regional, de janeiro.
Quinta-feira (14)
Mais uma vez, o Instituto trará a Pesquisa Mensal de Comércio Ampliado de janeiro, bem como as Pesquisas Trimestrais do Abate de Animais, do quarto trimestre de 2023. Em seguida, os números do fluxo cambial serão apresentados pelo BC.
Sexta-feira (15)
Para fechar a semana, a Pesquisa Mensal de Serviços de janeiro chega ao mercado. Estima-se uma queda de 0,8%, relativo ao mês anterior, segundo o Bradesco.
Cenário dos EUA
Assim como no Brasil, o país norte-americano, nesta semana, enfrenta os dados de inflação ao consumidor e também de atividade, segundo o site.
Na terça-feira haverá o índice de preços ao consumidor de fevereiro, que deve registrar alta de 0,4% ao mês, de acordo com a projeção LSEG. Neste dia o resultado fiscal mensal também estará no radar.
Já para quinta-feira, os dados das vendas no varejo e o índice de preços ao produtor, do segundo mês do ano, serão disponibilizados. Logo após, vem os números semanais de pedidos de auxílio desemprego.
No fechamento semanal, o FED (Federal Reserve) trará o Índice Empire Manufacturing de atividade, assim como os dados de produção industrial de fevereiro e o índice de confiança da Universidade de Michigan.
Calendário de balanços trimestrais
Segunda-feira: Direcional (DIRR3), Fras-le (FRAS3), Localiza (RENT3), Metal Leve (LEVE3), Natura (NTCO3), Tegma (TGMA3), Viveo (VVEO3)
Terça-feira: Energisa (ENGI11)
Quarta-feira: Eletrobras (ELET3), Enjoei (ENJU3), Grupo Casas Bahia (BHIA3), Hypera (HYPE3)
Quinta-feira: EZTec (EZTC3), JHSF (JHSF3), Lojas Marisa (AMAR3), Lojas Renner (LREN3), Plano & Plano (PLPL3), SmartFit (SMFT3), Tenda (TEND3), Yduqs (YDUQ3)
Sexta-feira: Lupatech (LUPA3), Paranapanema (PMAM3)