Cobertura

Databricks: executivo destaca os impactos da IA nas Empresas

BP Money acompanhou o Fórum de Serviços Financeiros Databricks nesta terça-feira (16), que contou com especialistas do setor para discutir os avanços e desafios na modernização, governança e democratização de dados na era da GenAI

Evento da Databricks
Evento da Databricks / BP Money

O GM Field Engineering, LATAM na Databricks, Marcelo Sales, durante o Fórum de Serviços Financeiros Databricks, destacou os benefícios que a companhia traz para organizações, tanto em termos de tecnologia quanto de negócios.

Sales enfatizou que a plataforma acelera a inovação, reduz o custo e a complexidade, modernizando e simplificando a infraestrutura de dados e inteligência artificial (IA). Além disso, ressaltou a importância de acelerar a jornada em direção à nuvem, recomendando começar pela área de dados para ganhar experiência.

Um ponto crítico abordado foi a governança de dados, que Sales descreveu como extremamente complexa. Ele argumentou que as organizações precisam de uma abordagem unificada para governança de dados, destacando que 80% das empresas que buscam escalar seus negócios digitais falharão sem uma abordagem moderna para a governança de dados e IA.

Sales enfatizou a necessidade de uma visão multidisciplinar e compartilhamento de dados de forma governada.

O Fórum de Serviços Financeiros Databricks reuniu, nesta terça-feira (16), especialistas e líderes do setor para discutir os avanços e desafios na modernização, governança e democratização de dados na era da inteligência artificial generalizada (GenAI). Um dos destaques do evento foi o painel “Construindo valor com Dados e IA”, palestrado por Marcelo Sales.

Databricks: Caso de uso 

Um estudo de caso apresentado foi o do HSBC, que utilizou a plataforma Databricks para personalizar o mobile banking e modernizar o desenvolvimento de produtos, resultando no lançamento bem-sucedido do aplicativo PayMe. Isso demonstrou como a Databricks pode ajudar as empresas a aumentar a eficiência, reduzir custos e impulsionar o crescimento da receita.

Outro exemplo foi um grande banco global que enfrentava desafios de escala em um lançamento de cartão. Com a ajuda da Databricks, eles superaram as barreiras tecnológicas e geraram US $50 milhões adicionais de receita por meio de modelos aprimorados de avaliação de risco de crédito.

Porém, Sales ressalta que o cenário mudou com a chegada da inteligência artificial generativa (GenIA), com desafios adicionais surgindo para 90% das organizações em sua implementação de qualidade.