Decepção a vista? Eletrobras (ELET6) poderá ter 4T22 morno

Eletrobras irá divulgar seu balanço do 4T22 nesta segunda-feira (13)

Em setembro de 2022, a Eletrobras (ELET3;ELET6) agradou o mercado brasileiro ao anunciar a volta de Wilson Ferreira Júnior ao cargo de CEO. Na época, muitos investidores apontaram que o retorno do executivo traria grandes perspectivas para o futuro da empresa.

Nesta segunda-feira (13), a companhia elétrica irá divulgar seu balanço do quarto trimestre de 2022, em um primeiro teste de fogo para Ferreira Júnior. Na visão dos analistas consultados pelo BP Money, a Eletrobras não terá um resultado trimestral tão animador, porém poderá apresentar uma melhora operacional.

“Os resultados da Eletrobras no quarto trimestre devem seguir refletindo a deterioração do ambiente macroeconômico em 2022 e sobre a oferta no setor de geração de energia. No entanto, as atenções dos investidores estão voltadas às possíveis melhorias operacionais que a Eletrobras teria conquistado ao longo do último trimestre, apoiando a perspectiva de resultados melhores nos próximos anos”, explicou Luis Novaes, analista da Terra Investimentos.

De acordo com Leonardo Piovesan, analista da Quantzed, o resultado trimestral da Eletrobras poderá decepcionar seus investidores, pois os preços de energia estão baixos. Apesar disso, o especialista crê que a empresa elétrica conseguirá renegociar parte de seus empréstimos compulsórios.

“Não acho que o resultado do quarto trimestre da Eletrobras irá surpreender. Pode vir um resultado mais fraco por conta dos preços de energia, que estão baixos. No entanto, uma surpresa positiva pode vir da renegociação dos empréstimos compulsórios que a Eletrobras tem, que é um dos focos da atual diretoria e gestão”, disse Piovesan.

Em contrapartida, Fabrício Gonçalvez, CEO da Box Asset Management, acredita que o balanço do quarto trimestre da Eletrobras será extremamente positivo. De acordo com o analista, a empresa já havia apresentando bons números nos últimos trimestres de 2022, logo a tendência é que o resultado trimestral seja bom mais uma vez.

“As expectativas para o quarto trimestre da Eletrobras são extremamente positivas. Penso que teremos uma continuidade dos bons resultados apresentados nos últimos meses, algo que está diretamente ligado à boa gestão de Wilson Ferreira Júnior”, afirmou.

“Se pensarmos no terceiro trimestre de 2022, a Eletrobras reportou prejuízo de R$ 88 mil, mas houve eventos não recorrentes, como a consolidação da dívida de Santo Antônio, por exemplo. Sem isso, teríamos um resultado extraordinário, na casa de R$ 1 bilhão. Com base nisso, acredito que teremos um resultado satisfatório no 4T22”, acrescentou Gonçalvez. 

Eficiência é a bola da vez da Eletrobras para 2023

A Eletrobras poderá apresentar bons resultados financeiros em 2023, mas enfrentará diversos desafios ao longo do ano, segundo Piovesan. O analista da Quantzed explica que a empresa, que busca melhorar sua parte operacional, tentará cortar custos, renegociar empréstimos e contratar fontes de energia nos próximos meses, eventos que certamente afetarão seus futuros balanços trimestrais.

“Acredito que esse ano poderá ser positivo para a Eletrobras, mas ela irá enfrentar alguns desafios ao longo de 2023. Um dos principais impasses, por exemplo, é a resolução dos empréstimos compulsórios, cujo problema foi herdado da Eletrobras enquanto estatal. Além disso, a companhia precisa pensar em contratar energia para mais longo prazo, já que o preço de energia está baixo e ela já tem bastante energia descontratada”, afirmou Piovesan.

“Além disso, ao longo de 2023, a Eletrobras buscará cortar custos para melhorar a eficiência operacional da empresa e, consequentemente, impulsionar o resultado operacional”, completou.

Assim como Piovesan, Novaes projeta um ano de 2023 positivo para a Eletrobras, sendo a eficiência a bola da vez da companhia elétrica. O analista reitera que a Eletrobras está buscando maximizar seus lucros e aperfeiçoar seu funcionamento operacional.

“Mesmo que não seja esperado uma melhora expressiva do ambiente macroeconômico, com os preços de energia permanecendo estáveis, há uma grande expectativa sobre o desempenho da Eletrobras neste ano. A companhia está passando por um grande processo de reestruturação, que visa aumentar sua eficiência de modo geral, e isso pode ter influência positiva sobre os resultados deste ano”, disse o analista da Terra Investimentos.

“O aumento da eficiência é um dos grandes pilares da tese de investimento na Eletrobras e foi o principal fator que levou ao processo de privatização. Diante tantas expectativas do mercado e grande oferta de geração de energia, há uma grande pressão para que a companhia demonstre que está se tornando mais eficiente ao longo do ano, pois essa seria a forma de aumentar a lucratividade em um momento de estabilidade dos preços”, acrescentou Novaes.