A Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) afirmou nesta quarta-feira (19) que a demanda global por petróleo excederá os níveis pré-pandemia neste ano graças às crescentes taxas de imunização contra a covid-19.
A estimativa também reflete a percepção de que as recentes ondas do coronavírus não se mostraram graves o suficiente para justificar o retorno às medidas rígidas de bloqueio.A demanda total este ano deve ficar em 99,7 milhões de barris por dia, cerca de 200 mil barris por dia acima dos níveis de 2019, disse a AIE. No mês passado, a AIE esperava que a demanda por petróleo deste ano estivesse no mesmo nível pré-pandemia.
O relatório da AIE também aumentou a projeção de crescimento da demanda por petróleo para o próximo ano em 200 mil barris por dia, para 3,3 milhões de barris por dia. A agência elevou a previsão de crescimento da demanda em 2021 em 200 mil barris por dia para 5,5 milhões de barris por dia.
“O número de casos da covid-19 está explodindo em todo o mundo, mas as medidas tomadas pelos governos para conter o vírus são menos severas do que nas ondas anteriores e o impacto na atividade econômica e na demanda por petróleo permanece relativamente moderado”, disse a AIE.