Salvador será palco do “Seminário de Insolvência Empresarial da Bahia”, evento promovido pelo Instituto Brasileiro da Insolvência (IBAJUD) em parceria com o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), na próxima sexta-feira (27). Um dos destaques da programação será o lançamento do livro “Aspectos Legais e Práticas do Sistema de Pré-Insolvência”, de autoria do desembargador do TJBA, Adonias Bastos.
Reunindo renomados especialistas do setor, o encontro trará à tona os principais desafios relacionados à recuperação judicial e falência de empresas no Brasil. Um dos destaques da programação será o lançamento do livro “Aspectos Legais e Práticas do Sistema de Pré-Insolvência”, de autoria do desembargador do TJBA, Adonias Bastos.
O seminário contará com a presença de importantes figuras do meio jurídico, como o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Gurgel de Farias, e o próprio desembargador Adonias Bastos, que estará acompanhado dos co-autores da obra: Daniel Carnio, João Paulo Japur, Cássio Cavalli, Samantha Longo, Marlon Tomazette e Clarissa Tauk.
Livro escrito por desembargador
O livro promete ser uma contribuição relevante para o debate sobre os mecanismos legais voltados para empresas em crise, abordando as práticas e os aspectos jurídicos do sistema de pré-insolvência, uma etapa crucial para a reestruturação empresarial.
Além do lançamento, o evento incluirá cinco painéis de discussão, conforme explica o coordenador acadêmico do IBAJUD, Luigi Trindade. Esses painéis irão explorar a evolução da insolvência empresarial no Brasil, trazendo à tona a visão do Poder Judiciário, doutrinadores, administradores judiciais e demais operadores do direito.
Recuperação e falência empresarial
Breno Miranda, presidente do IBAJUD, destaca a importância de um debate profundo sobre o tema: “A recuperação e a falência empresarial impactam diretamente a vida das pessoas, e encontrar soluções eficazes é fundamental para a reestruturação sustentável das empresas, a preservação de empregos, o desenvolvimento social e o fortalecimento da economia”.
O evento é voltado para advogados, juízes, promotores, administradores judiciais, empresários e estudantes das áreas de direito e administração, e pretende consolidar Salvador como um centro de debates jurídicos sobre a insolvência empresarial, conforme pontuado pelo embaixador do IBAJUD na Bahia, Victor Dutra.