Deve-se pagar imposto para mineração de criptomoedas?

No Brasil, o número de investidores em cripto aumentou 11 vezes só em 2020. 

O brasileiro está “careca” de saber que deve declarar seu Imposto de Renda anualmente. Porém, uma dúvida pode surgir: deve-se pagar imposto para mineração de criptomoedas? No Brasil, o número de investidores em cripto aumentou 11 vezes só em 2020. 

A expectativa para o próximo ano é de que o congresso brasileiro avance uma agenda de regulamentação do setor de Cripto. De acordo com o senador Irajá Silvestre Filho (PSD-TO), a ideia é que o Bitcoin seja reconhecido como moeda e deixe de ser conhecida como uma commoditie. 

Com as exchanges de cripto reguladas pelo Banco Central, será possível a prestação de serviços financeiros em Bitcoin, como empréstimos, seguros e outros. A regulação também submete as exchanges a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), uma demanda das próprias exchanges para melhorar a segurança e confiabilidade no setor.

O ponto principal do projeto é a garantia de isenção fiscal na importação de equipamentos como softwares e máquinas para Mineração de cripto. Vale salientar que o determinado caso só seria válido quando a mineração utilizar energias renováveis. 

Com forte repressão em países como a China, a distribuição de mineradores acabou se espalhando pelo mundo. O setor, que nos últimos meses se detacou nos Estados Unidos, fatura atualmente cerca de 18 bilhões de dólares anualmente. 

Caso o projeto no Brasil dê certo, o país se tornaria uma opção para mineração no Paraguai ou Argentina. Além do investimento, regiões que promovem a atenção dessas indústrias tem se beneficiado com a criação de startups e outras empresas no ecossistema blockchain. Para saber mais, sobre acesse a matéria completa no site da BlockTrends, clicando aqui.

MINERAÇÃO
Mineração é a validação de transações com criptos nas redes que as registram, chamadas de blockchains. Costuma ser feita com supercomputadores capazes de resolver equações complexas que permitem validar os dados inseridos em cada bloco na cadeia. Se quiser entender tudo sobre, clique aqui.

Ao longo dos anos, a mineração ganhou perfil industrial, e tornou-se menos comuns que pessoas físicas sejam mineradoras. Mas pode acontecer. Nesse caso, as criptomoedas obtidas são “renda tributável”. 

Com isso, seus saldos devem ser declarados na DIRPF ao valor de mercado do momento da obtenção (que passa a ser o “preço de custo”, até que um dia sejam vendidas, se forem) e tributados conforme a tabela progressiva.

Esse tipo de transação gera milhões a diversas empresas especialistas no assunto, como você pode conferir aqui.

Se quiser aprender mais sobre esse mundo de criptomoedas, a QR Asset preparou um curso gratuito, confira.