Mercado

Disney (DIS) tem alta de 12% após investir US$ 1,5 bi na Epic Games

O acordo foi fechado na quarta-feira (7); a Epic Games é fabricante do "Fortnite", um dos videogames mais populares do mundo.

A Disney (DIS; Nyse), teve dois movimentos que levaram ao impulso de suas ações. Além de divulgar os resultados do quarto trimestre de 2023 (4T23) e superar as expectativas, a empresa também assinou um acordo para investir US$ 1,5 bilhão em participação acionária na Epic Games. O acordo foi fechado na quarta-feira (7), a empresa de jogos é responsável pelo “Fortnite”, um dos videogames mais populares do mundo atualmente. 

A Agência Dow Jones informou que o papel da Disney voltou a valer US$ 100 pela primeira vez desde maio de 2023. Na sessão desta quinta-feira (8), na Nyse, uma das Bolsas de Valores dos EUA, por volta das 16h53 (horário de Brasília), as ações DIS subiam 11,73%, a US$ 110,79.

O acordo entre a Disney e a Epic Games planeja expandir o licenciamento de personagens e histórias de franquias da Disney dentro do Fortnite, englobando os universos Marvel, Star Wars, Pixar e Avatar. 

Para isso será utilizada tecnologia Unreal Engine, segundo a agência de notícias, esse recursos é usado na produção ativa e conteúdos em todo o portfólio da Disney. Outros setores que fazem uso dele são a edição cinematográfica e animação para cinema e streaming, além da criação de mais de 15 atrações dos Parques Disney.

“O acordo marca a maior entrada da Disney no mundo dos jogos e oferece oportunidades significativas de crescimento e expansão”, disse Robert A. Iger, diretor-presidente da Walt Disney.

Tim Sweeney, presidente e fundador da Epic Games, destacou que as empresas estão colaborando em algo “totalmente novo” para construir um ecossistema “persistente, aberto e interoperável” que unirá as comunidades Disney e Fortnite.

Impulsos para parceira da Disney 

O crescimento da indústria de games e o sucesso dos jogos da Disney foram apontados como principais razões para a parceria, afirma o veículo. O destaque da empresa é que o negócio de jogos segue apresentando resultados robustos, desde a mudança para o modelo licenciado em 2016. 

“A Disney é uma licenciante líder de jogos que trabalha com os melhores desenvolvedores e editores, inclusive no jogo de super-heróis mais vendido de todos os tempos, o Homem-Aranha da Marvel” , diz a companhia em comunicado.

Os jogos para dispositivos móveis da Disney tem 1,5 bilhão de instalações globais, até então nove de suas franquias de jogos arrecadaram, cada uma, mais de US$ 1 bilhão em vendas, diz o jornal.